Valor oferecido no leilão de Scottsdale estabeleceu um novo recorde para o modelo.
Alguns (poucos) dos 214 Sport Quattro construídos pela Audi seguiram directamente para o Japão. Um deles, modelo de 1984, acabou por, mais tarde, seguir para os Estados Unidos, onde acaba de ser vendido por 655 mil dólares (cerca de 612 mil euros), um novo recorde para o modelo.
Não tendo percorrido mais do que 8.806 quilómetros (os últimos 600 já na mão do seu segundo proprietário), o Sport Quattro agora vendido sempre foi um automóvel de estrada, não registando qualquer participação em competição.
O seu proprietário original, um conhecido coleccionador de automóveis nipónico, manteve-o quase como saiu da fábrica, apenas lhe acrescentando uma pequena televisão e as correspondentes antenas, que foram montadas na traseira.
Ao fim de alguns anos, o proprietário nipónico vendeu o seu Audi a um norte-americano, que apesar de ser um antigo campeão macional de Ralis, nunca o utilizou em competição, mantendo-o ainda mais recatado do que aconteceu quando estava no Japão.
Pintado em Alpine White – no total, sairam da fábrica 48 unidades nessa cor –, mantém-se, desde a origem, com jantes de liga leve pintadas na cor da carroçaria. No interior, apresenta bancos Recaro e a pequena televisão Sony montada no tablier.
O comprador recebeu, para além do Sport Quattro, a ferramenta, macaco e manual de instruções, tudo original, para além dos documentos de exportação e faturas da manutenção.
Foto: RM/Sotheby’s
No comments: