Lendas (bem) vivas nas estradas do RallySpirit

“Monstros” do Grupo B foram as principais estrelas da prova.

Terminou mais uma edição do RallySpirit, três dias de emoção competitiva, mas sobretudo de reencontro com a História, com automóveis que preenchem o imaginário dos que amam os Ralis e que remetem para uma das épocas mais douradas da disciplina: os anos 1980 e os “monstros” do Grupo B.

Foram três dias de um desfile histórico notável, que reuniu quase uma centena de alguns dos mais marcantes carros de ralis de todos os tempos.

O fantástico Lancia Delta S4, que foi guiado oficialmente por Henri Toivonen, foi, à partida, talvez, a mais impressionante figura de cartaz, mas outro Lancia, o Rally 037, o Peugeot 205 Turbo 16, o Toyota Celica Turbo, o MG Metro ou ainda os poderosos Audi Sport Quattro S1 E2 foram apenas alguns dos exemplos de automóveis de Grupo B participantes, que deixaram uma marca indelével na história do Campeonato do Mundo de Ralis.

Enfim, muitos cavalos de potência, memória e sobretudo História foram as marcas principais de mais uma edição do RallySpirit, seguindo o conceito dos Rally Legends do exclusivo circuito Slowly Sideways Europe a que a prova portuguesa pertence.

O público agradeceu, acorrendo em grande número aos troços, enchendo sempre o parque de assistência de Barcelos e marcando forte presença nos reagrupamentos de Amares, Vila Verde,

Barcelos e Santo Tirso, e ainda no controlo de passagem de Famalicão.

A assistência remota à moda antiga (na berma da estrada), em Mixões da Serra, Vila Verde, foi uma das novidades na edição deste ano, mas um dos momentos mais marcantes do contacto com o público foi sem dúvida a festa ao pôr do sol no Jardim das Sobreiras, na marginal portuense junto à foz do Rio Douro, que encantou os milhares de pessoas que por lá passaram.

O rali da X Racing, organizado desportivamente pelo Clube Automóvel de Santo Tirso foi tudo isto, mas igualmente competição – com vitória de José Gil-João Andrade, entre os Históricos, e de Armando Costa-José Costa, no Spirit –, para a qual “olharemos” amanhã.











Fotos: João Paulo Martinho

Lendas (bem) vivas nas estradas do RallySpirit Lendas (bem) vivas nas estradas do RallySpirit Reviewed by Auto Vintage on 5.6.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.