Dupla russa Ilya Kashin-Boris Kostyrko (Volkswagem Scirocco) lidera Monte-Carlo Historique.
Depois de já ter recuperado bastante na recta final da Etapa de Classificação, a dupla russa Ilya Kashin-Boris Kostyrko, em Volkswagem Scirocco, chegou a meio da Etapa Comum na liderança do Rallye de Monte-Carlo Historique. Mas, ainda falta muito rali e as diferenças continuam a ser mínimas.
Para se ter um ideia mais clara do equilíbrio, no final do 13º Sector de Regularidade (SR), o último de hoje, menos de um minuto separam os primeiros dos… nonos classificados.
Com os SR sempre em estrada fechada, como é novidade este ano, os sobreviventes percorreram os troços de Les Nonières-Chichilianne, Le Château-La Bâtie-des-fonts e Col de Chamauche-Saint-Nazaire-le-Désert, tendo regressado a Valence ao início da tarde.
Como dissemos, a dupla russa – que se apresentam em prova sob a bandeira da ANA, sigla que corresponde à figura de Atleta Neutral Autorizado, fórmula criada em 2016 pela Federação Internacional de Atletismo e depois, por motivos vários, alargada a todas as modalidades desportivas –, guindou-se à primeira posição logo após o primeiro dos três SR do dia.
Vencendo o segundo SR do dia (com muita neve), no derradeiro sector cronometrado – o primeiro a ter como vencedor uma equipa em Média Alta, os belgas Yves Deflandre-Baptiste Gengoux, “beneficiando” do piso seco – a vantagem para os segundos classificados diminuiu ligeiramente.
Ocupam essa segunda posição os franceses Ludovic Por Luca-Sébastien Chol, em Peugeot 104 ZS.
Neste final da primeira parte da Etapa Comum, fecham o pódio os suíços Cláudio Enz-Cristina Seeberger, em Lancia Fulvia Coupé 1.3S, precisamente a dupla que venceu o Historique em 2023, batendo na última noite… os actuais líderes.
Anteriores primeiros classificados (ao início do dia de hoje), os espanhóis Luis Climent-Carles Jimenez, em BMW 323i, terminaram o dia na quarta posição, o que para já pouco dirá, uma vez que, repetimos, as margens entre os primeiros são ainda mínimas.
Disputando-se amanhã a segunda metade da Etapa Comum (com mais três SR), provavelmente a decisão sobre quem vence a edição deste ano do Monte-Carlo Historique ficará para a madrugada de sábado, quando terminar a Etapa Final.
Foto: ACM
Reviewed by Auto Vintage
on
5.2.26
Rating:

No comments: