Números de chassis “repetidos” levaram a Polícia de Baden-Württemberg a “invadir” as instalações da Kienle.
A notícia foi avançada originalmente pelo site Zwischengas e rapidamente teve eco em toda a Imprensa alemã: a Polícia de Baden-Württemberg “invadiu” ontem as instalações da Kienle, uma das mais renomadas casa de restauro germânicas.
Conhecida especialmente pelo restauro dos Mercedes-Benz 300 SL, Gullwing e Roadster, a Kienle Automobiltechnik é tida como uma referência no restauro daqueles modelos, que regularmente aparecem nos leilões internacionais.
Ainda há menos de uma ano um dos seus trabalhos (na imagem) foi notícia: tratou-se do Alloy Gullwing, vendido em Agosto passado em Monterey, por mais do que cinco milhões de dólares.
Segundo várias fontes germânicas, a Polícia de Baden-Württemberg avançou para as instalações da Kienle, em Ditzingen (e também para os domicílios do fundador da empresa, Klaus Kienle, e dos seus dois filhos), depois de recebida uma ordem emanada pelo Departamento Federal da Polícia Criminal da Alemanha.
Esta última recebeu, a 17 de Março passado, uma queixa segundo a qual alguém, na Suíça, que tinha comprado à Kienle um 300 SL Roadster de 1961 (por 1,6 milhões de euros) e ao tentar registá-lo ficou a saber que outro 300 SL com os mesmos números de chassis e motor já se encontrava matriculado.
Segundo o Zwischengas, investigações posteriores revelaram que o automóvel restaurado pela Kienle era aquele que tinha os números falsos.
Apesar do mesmo órgão de comunicação referir que “circula entre os conhecedores o rumor persistente de que este não é um caso isolado”, acrescentando que “há especulações de que o lendário modelo da Mercedes poderia estar a ser multiplicado por milagre”, Klaus Kienle declarou hoje ao Bild que está tranquilo:
"Isso é uma piada. Não fazemos nenhuma falsificação e também não alteramos os números dos chassis”. “Tudo será resolvido”, acrescentou Kienle, que suspeita que a denúncia partiu de um ex-funcionário que se queira vingar dele.
Mais crítica é a versão da Polícia de Baden-Württemberg que, em comunicado, sem referir o nome da Kienle, afirma o seguinte:
"As perícias mostraram que um Mercedes-Benz 300 SL amarelo foi colocado à venda pela empresa de Ditzingen em 2019. Lá também foi dado o número do chassis, que, como se viu entretanto, também já existia num SL vermelho original. Portanto, está claro que o amarelo deve ser uma falsificação”.
Acrescenta a Polícia: “Muitas evidências foram encontradas durante as buscas, mas a avaliação das provas ainda está a decorrer. As investigações continuam e outras potenciais vítimas podem entrar em contato com o Departamento Estadual de Polícia Criminal de Baden-Württemberg”.
Foto: RM/Sotheby’s

No comments: