Da Sétima Arte para os leilões


Jaguar XK 120 (ex-Clark Gable), Aston Martin DB4 GT (ex-Peter Sellers) e Ferrari 275 GTB/4 (ex-Steve McQueen) poderão render mais de dez milhões de euros.


Nas margens do Lago Como, no final deste mês. Em Goodwood, a 14 de Julho. Em Monterey, a meio de Agosto. Três automóveis de três ícones da Sétima Arte vão a leilão. Esperam-se milhões pelo Jaguar XK 120 ex-Clark Gable, pelo Aston Martin DB4 GT ex-Peter Sellers e pelo Ferrari 275 GTB/4 ex-Steve McQueen.

Deste trio de “estrelas” a que está estimada como tendo menor valor é o Jaguar XK 120, que a RM/Sotheby’s leiloará em Villa Erba, no próximo dia 20.

Modelo de 1952, entregue novo ao protagonista principal de “E Tudo o Vento Levou”, foi dotado de origem de alguns extras de competição, embora apenas tenha tido uso de estrada.

Durante cerca de ano e meio, Gable, na companhia da sua então namorada Suzanne Dadolle, viajou pela Europa – esteve aliás cerca de três semanas em Villa d’Este, junto ao local onde agora será leiloado –, antes de regressar aos Estados Unidos, levando consigo o Jaguar.

Vendido pouco depois, veio a ter vários proprietários ao longo das décadas seguintes, tendo sido alvo de um restauro completo, efectuado na Suíça, anunciando-se agora com um valor estimado de meio milhão de euros.

Nove anos mais recente, de 1961, é o Aston Martin DB4 GT ex-Peter Sellers, que a Bonhams leiloará aquando do Goodwood Festival of Speed, a 14 de Julho.

Um dos 75 fabricados, entregue originalmente ao concessionário da marca em Brooklands, o Aston veio a ser utilizado por Peter Sellers na rodagem do filme “The Wrong Arm Of The Law” (“O Braço Esquerdo da Lei”), que viria ser estreado em Março de 1963.

Sellers, que terá partido o motor do DB4 GT durante a rodagem do filme, ficou com o automóvel durante um ano, após o que se sucederam muitas vendas e compras, que levaram o Aston Martin a várias garagens britânicas e, até, durante alguns anos, a uma da Nova Zelândia.

Restaurado há cerca de duas décadas, anuncia-se com um valor estimado em cerca de três milhões de euros.

Do trio de que temos vindo a falar o mais valioso é, sem dúvida, o Ferrari 275 GTB/4, com carroçaria Scaglietti, que Steve McQueen comprou novo em Dezembro de 1967.

Ao tempo já um “cliente habitual” dos Ferrari (e não só…), McQueen, quando danificou o seu 275 GTS/4 NART Spider optou por não esperar pela sua reparação e comprou o automóvel que em Agosto será levado a leilão.

Saído da fábrica num tom acastanhado (Nocciola), com o interior em negro, o actor, logo após a compra, confiou o seu novo Ferrari a Lee Brown, a quem solicitou uma nova pintura, em Chianti Red, como se encontra actualmente.

Ao longo dos anos e vários proprietários sofreu grandes transformações – chegou a ter a configuração de um NART Spider – até ter ido parar às mãos do antigo piloto de Fórmula 1 Vern Schuppan, que o mandou restaurar na configuração que McQueen encomendou a Lee Brown.

Certificado pela Ferrari Classiche, pela mão da RM/Sotheby’s subirá ao palco do leilão de Monterey com um valor estimado entre os 4,5 e os 6,5 milhões de euros.



Jaguar XK 120 ex-Clark Gable



Aston Martin DB4 GT ex-Peter Sellers



Ferrari 275 GTB/4 Scaglietti ex-Steve McQueen



Fotos: RM/Sotheby’s e Bonhams 

Da Sétima Arte para os leilões Da Sétima Arte para os leilões Reviewed by Auto Vintage on 3.5.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.