Título de Best in Show do The I.C.E para o Talbot-Lago T150C SS “Teardrop”.
Um dos belos Talbot-Lago T150C SS “Teardrop” (ou “Goutte d’Eau”), de 1937, conquistou o título de Best in Show no singular Concurso de Elegância de St. Moritz, que mais uma vez reuniu no lago gelado um naipe excepcional de automóveis.
Meia centena de automóveis, “contando” quase um século da História do Automóvel, voltaram a desfilar sobre o gelado Lago de St. Moritz, na edição de 2026 do International Concours of Elegance (daí a sigla I.C.E., simultaneamente um trocadilho com a palavra inglesa “ice”, gelo em português).
O Júri internacional, no primeiro dia do evento, começou por escolher os vencedores das cinco categorias. E o leque dos eleitos ilustra bem a qualidade dos modelos presentes.
Um Lancia Stratos, de 1976, decorado com as cores da Alitalia, foi o distinguido na categoria “Legendary Liveries”, um Maserati 4CLT, de 1949, entre os “Open Wheels” (monolugares históricos, das décadas de 1950 a 1970), um Jaguar XJ220, de 1993, entre os Birth of Hypercar, um Ferrari 750 Monza, de 1955, nos “Barchettas on the Lake” (carros abertos, de dois lugares) e o Talbot-Lago T150C SS “Teardrop”, de 1937, nos “Icons on Wheels”.
No mesmo dia, o Júri ainda atribuiu o prémio de Best Sound, distinguindo um Pontiac Vivant, de 1965.
Foi já no segundo dia do evento que as máquinas saíram para o gelo, rodando a altas velocidades, para regalo dos espectadores presentes.
À tarde o Júri anunciou a sua principal decisão, consagrando o Talbot-Lago T150C SS “Teardrop”, de 1937, uma das menos de 15 unidades fabricadas de um automóvel que já no seu tempo nasceu para vencer concursos de elegância.
Idealizado por Antonio Franco Lago, o Talbot-Lago T150 surgiu como um dos automóveis mais evoluídos dos anos 30 do século passado. Foi apresentado no Concurso de Elegância do Bosque de Bolonha, em Paris, e recebeu de imediato o aplauso internacional.
Aliando performance e estilo, o T150 ainda não chegava para satisfazer os desejos de Antonio Lago, que em 1937 lançou o T150C e a variante SS. Confiou então à Figoni et Falaschi a concepção de uma carroçaria “Goutte d’Eau” ou “Teardrop”, daí resultando o exemplar agora consagrado em St. Moritz.
Foto: The I.C.E.
Reviewed by Auto Vintage
on
4.2.26
Rating:

No comments: