Estoril Classics: F. 1 e muito mais

Nick Padmore deu mais dois triunfos ao JPS-Lotus 87B.

O Estoril Classics foi muito mais do que a duas corridas dos Fórmula 1 pré-1986. Das restantes falaremos nos próximos dias, mas hoje centramos a atenção nas duas corridas do Classic GP Portugal Sotheby’s Realty, que terminaram com outras tantas vitórias de Nick Padmore, ao volante de um dos míticos Lotus 87B Cosworth, com as inesquecíveis cores da JPS.

A prova dos Fórmula 1 que evocam a era em que o Autódromo do Estoril recebia a categoria máxima do desporto automóvel era a mais aguardada da jornada e as expectativas dos fãs não foram defraudadas com performance notáveis, a recordar feitos de Ayrton Senna entre outros, com a banda sonora assinada pelos motores Cosworth DFV V8 e Alfa Romeo V12 a dar o mote.

Depois do grande duelo na qualificação de sexta-feira entre a Lotus e a Williams, no sábado o desafio dos carros da formação de Frank Williams desapareceu logo nos primeiros momentos da prova, acabando por Nick Padmore, perante bancadas plenas de adeptos, por levar o seu Lotus 87B Ford Cosworth até ao triunfo na primeira corrida do Classic GP Portugal Sotheby’s Realty.

No segundo dia, Padmore “repetiu a dose”. Arrancando na “pole”,  assumiu a liderança no arranque, mas, ao mesmo tempo, era supreendente o desempenho de Martin O’Connell, em Williams FW07C Ford Cosworth DFV.

O’Connell arrancou da 17ª posição da grelha de partida, mas era um dos mais rápidos em pista e alcançou o segundo posto em apenas três voltas.

O piloto do Williams FW07C imprimiu um andamento diabólico, ganhando consistentemente tempo ao seu adversário, o que deixou o público em suspense quanto à possibilidade de assistir a um duelo pela vitória.

Os dois chegaram a estar separados por apenas três segundos, mas Padmore aumentou o ritmo, levando o seu Lotus até novo triunfo, frente ao Williams de O’Connell, que ficou com a volta mais rápida da prova.

No terceiro posto ficou o Lotus 91 de Steve Brooks, que conseguiu terminar a corrida da tarde de domingo apesar de alguns problemas de caixa de velocidades.

Apesar de terminar em segundo, O’Connell mostrou-se satisfeito com a sua prova, enfatizando o evento: “Dei o máximo e estou muito satisfeito com a minha prova. Este circuito é fabuloso e o evento fantástico. Para o ano vou voltar”, garantiu o piloto do Williams FW07C.

Brooks afinava pelo mesmo diapasão, sublinhando a qualidade do Estoril Classics: “Que grande fim-de-semana… Tive problemas de caixa de velocidades, mas consegui acabar e no pódio. Este evento é fabuloso e em 2024 voltarei a estar aqui”, sublinhou o piloto do Lotus 91.









Fotos: Rui Correia

Estoril Classics: F. 1 e muito mais Estoril Classics: F. 1 e muito mais Reviewed by Auto Vintage on 10.10.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.