Iberian Historic Endurance: Rolner- Simon de princípio a fim

Corrida de 50 minutos – com mais de 40 em pista – encerrou Estoril Classics.

Coube ao Iberian Historic Endurance a honra de encerrar o programa da sexta edição do Estoril Classics. Foram 50 minutos em que mais de quatro dezenas de viaturas deram o seu melhor na pista do Autódromo do Estoril, sempre com a dupla Lars Rolner-Patrick Simon na frente.

Após a qualificação, durante a qual a dupla Lars Rolner-Patrick Simon fez prevalecer a sua maior experiência sobre a concorrência, na corrida o Porsche 911 3.0 RS com as cores da Martini Racing arrancou rumo à vitória a partir do momento em que o semáforo se desligou.

O vencedor desta mesma corrida no ano transacto e o ex-campeão Le Mans Series (classe FLM em 2011) rapidamente se isolaram no comando na prova e nem os dois períodos de safety-car, para remover viaturas imobilizadas em pista, impediram a sua caminhada triunfal. 

Carlos Barbot e Pedro Matos, em Lotus Elan 26R, foram os segundos classificados, mesmo tendo perdido algumas posições nos momentos iniciais da corrida. Depois a dupla soube tirar partido dos períodos com o carro de segurança em pista, para recuperar tempo perdido e avançar lugares na classificação para o triunfo na categoria H-1965. 

O terceiro lugar na corrida e segundo entre os H-1976, foi decidido após um duelo espectacular entre quatro Porsche 911 3.0 RS e teve momentos escaldantes, ao ponto de assistirmos a três carros a discutirem uma posição na travagem da Curva 1.

No final, os portugueses Bruno Duarte-Filipe Jesus regressaram ao pódio no Iberian Historic Endurance, após levarem a melhor sobre Annette Rolner-Pierre-Alain Thibaut e sobre Fernando Soares.

Classificação sempre muito disputada no Historic Endurance, no Index de Performance a dupla ibérica Pedro Moriyon-José Carvalhosa, num Porsche 356, foi a mais bem classificada. No entanto, nos termos regulamentares, visto que o troféu patrocinado pela Cuervos Y Sobrinos não pode ser oferecido a anteriores vencedores, foi a vez de Christian Oldendorff levar para casa uma destas peças de alta relojoaria. 

Diogo Ferrão, CEO da Race Ready, promotor da corrida, afirmou: “O evento do Estoril Classics é sempre muito especial, devido ao muito público presente e à relevância que este tem no calendário internacional. Obter um bom resultado torna-se ainda mais importante face às restantes provas. Tivemos muita emoção em pista e um grande espetáculo a fechar um evento que ficará certamente na memória de todos”.


Fotos: João Paulo Martinho

Iberian Historic Endurance: Rolner- Simon de princípio a fim Iberian Historic Endurance: Rolner- Simon de princípio a fim Reviewed by Auto Vintage on 11.10.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.