Citroën Ami 6 celebra 60 anos

 


Modelo foi lançado em toda a Europa a 24 de Abril de 1961.


Ami é hoje o nome de um peculiar veículo eléctrico da Citroën. No entanto, a denominação Ami, na gama da marca francesa, é bem mais antiga: surgiu a 24 de Abril de 1961. Faz amanhã 60 anos que foi lançado o Ami 6.

Então com uma gama constituída pelo 2CV, o ID e o DS, a Citroën necessitava de um modelo médio. Foi isso que foi solicitado à equipa liderada por Flaminio Bertoni (na marca desde os tempos do “eterno” Traction Avant), que acabaria, mais tarde, por confessar que está foi a primeira vez que teve a oportunidade de se expressar plenamente, “sozinho, sem nenhuma influência externa na definição do estilo deste modelo”.

Assim nasceu um modelo de linhas inovadoras – mais tarde conhecido como a “Linha Z” –, com o seu óculo traseiro invertido, que não só se mantinha limpo quando chovia, como também permitia uma bagageira de abertura convencional e boa capacidade, e um amplo espaço nos bancos traseiros, tudo num formato de dimensões reduzidas. 

Com um motor de dois cilindros, com 602cc – desenvolvido a partir do bloco do 2CV –, combinando uma frente de linhas elaboradas e grandes faróis retangulares, com um capot mergulhante, um tejadilho do tipo pagode e flancos realçados por linhas estampadas, o Ami 6 apresentou-se com uma personalidade forte.

Surpreendente em termos estéticos, também inovou em termos de marketing (uma constante na história da Citroën), mostrando-se em campanhas publicitárias como “o segundo carro, ideal para as senhoras” ou “a relação conforto/km mais barata do mundo” .

O interior do Ami 6 teve inspiração directa no modelo DS, uma referência neste campo. Do volante monobraço aos manípulos das portas e comandos e bancos, tudo se assemelha ao então topo de gama da Citroën.

Entretanto, outra das originalidades do Citroën Ami haveria de surgir três anos mais tarde – já depois do falecimento de Bertoni) – com o lançamento da versão Break, que haveria de vir a vender mais unidades do que a “normal”.

Mantendo-se em produção até 1969, o Citroën Ami 6, nas suas diversas versões, veio a ter mais de um milhão de unidades fabricadas, ficando como um marco na história da marca e do automóvel.





Fotos: Citroën Heritage


Citroën Ami 6 celebra 60 anos Citroën Ami 6 celebra 60 anos Reviewed by Auto Vintage on 23.4.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.