Toyota veio para ficar



Salvador Caetano assegurou a representação da marca para Portugal há 50 anos.

Poucos saberão, mas foi o grande comunicador Artur Agostinho quem criou a frase "Toyota veio para ficar". Anos depois actualizou-a com uma segunda frase: "…e ficou mesmo". Passaram 50 anos sobre aquele dia 17 de Fevereiro de 1968, data em que Salvador Fernandes Caetano assegurou a representação para Portugal do construtor nipónico.
A presença dos fabricantes japoneses no mercado europeu dos anos 60 era ainda muito diminuta. Salvador Caetano, detentor de uma indústria de carroçarias para autocarros, viu na representação da Toyota uma boa oportunidade de negócio. Assim aconteceu, ao longo de meio século.
A parceria arrancou tão bem que, três anos mais tarde, em 1971, a Toyota veio a ter em Portugal (mais exactamente em Ovar, onde continua a laborar) a sua primeira fábrica europeia.
Dali saem actualmente os Land Cruiser 70, mas foi também ali que foram fabricadas milhares de Toyota Dyna e Hilux, os modelos que mais tempo ocuparam a produção de Ovar.

O primeiro modelo da Toyota a ser comercializado pela Salvador Caetano foi o Corolla KE 10, que ao longo destes 50 anos e das suas 10 gerações já vendeu em Portugal mais 180 mil unidades.
Toyota veio para ficar Toyota veio para ficar Reviewed by Auto Vintage on 19.2.18 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.