Stellantis presta homenagem ao génio de Dante Giacosa

Exposição em Turin no 120º aniversário do nascimento do lendário engenheiro da Fiat.

Dante Giacosa esteve durante mais de quatro décadas à frente da Engenharia e do Design da Fiat. Durante esse período criou alguns dos automóveis mais icónicos do Século XX, combinando o engenho técnico com a elegância funcional. A ele se ficaram a dever, entre outros, modelos como o Topolino, o 600 Multipla e o Fiat 128.

No 120º aniversário do nascimento de Dante Giacosa, o Heritage Hub da Stellantis acaba de inaugurar uma exposição comemorativa da vida do engenheiro que revolucionou o próprio conceito de mobilidade.

A exposição temporária, que foi montada nos espaços evocativos da Officina 81, localizada na Via Plava, em Turin, na histórica fábrica de Mirafiori, apresenta 10 veículos em exposição, juntamente com outras obras-primas de Giacosa espalhadas pelo Heritage Hub, algumas delas menos conhecidas dos visitantes, pois normalmente estão fora das principais áreas temáticas do museu, como o Prototipo 100, que deu origem ao lendário Fiat 600.

A exposição estará aberta aos visitantes até meados de Setembro deste ano e apresenta, em destaque, vários dos muitos modelos projetados por Giacosa: do Fiat 500 “Topolino” ao versátil 600 Multipla e ao revolucionário Fiat 128. Cada automóvel é um testemunho de uma interpretação da mobilidade que combinava tecnologia, acessibilidade e visão de futuro, refletindo o extraordinário legado de Dante Giacosa.

Na exposição também é possível ver o Fiat Campagnola, o primeiro veículo todo-o-terreno verdadeiramente produzido em série em Itália, lançado em 1951, o Fiat Nuova 500, apresentado em Turin em 1957, símbolo do renascimento do pós-Guerra italiano e provavelmente o automóvel mais icónico alguma vez concebido por Giacosa, ou o Fiat 124, de 1966, um modelo que oferecia uma combinação perfeita de elegância e praticidade, que ganhou o título de "Carro do Ano" no ano seguinte.

Presente também está o Autobianchi A112, o automóvel urbano ágil, criado para rivalizar com o Mini britânico, o Fiat 130, um ambicioso modelo de luxo, projectado com grande cuidado técnico e estilístico para competir com as marcas alemãs, e ainda o Fiat 126, de 1972, a evolução moderna do 500, estilisticamente derivado do concept-car "City Taxi”, projectado por Pio Manzù, em 1968, e que foi o último Fiat a apresentar motor e tracção traseiros, encerrando a era que começou com o “Topolino”.

Além de celebrar o 120º aniversário do nascimento de Dante Giacosa, esta exposição marca também o 70º aniversário de uma das suas criações mais icónicas: o Fiat 600, um automóvel concebido para ajudar a motorizar a Itália do pós-Guerra, complementando e acabando por superar o 500 "Topolino".


Foto: Media Stellantis

Stellantis presta homenagem ao génio de Dante Giacosa Stellantis presta homenagem ao génio de Dante Giacosa Reviewed by Auto Vintage on 18.7.25 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.