Caramulo (pela vigésima vez) volta a ser o centro dos Clássicos, de 5 a 7 de Setembro.
Apesar de estarmos a cerca de mês e meio da próxima edição, a vigésima, está em marcha a contagem decrescente para o próximo Caramulo Motorfestival, cujas linhas gerais já foram anunciadas.
De 5 a 7 de Setembro, a Serra do Caramulo volta a ser o centro dos Clássicos em Portugal.
Como habitualmente, o polo principal do Motorfestival será a Rampa Histórica Michelin, que promete o que a organização anuncia como “uma edição inesquecível”, voltando a contar com cerca de 140 equipas de diversas nacionalidades.
Este ano, a Rampa Histórica Michelin contará novamente com as categorias Chronomasters – onde os automóveis pré-Guerra e os Fórmula V estarão em grande destaque – e Speedmasters, na qual a aposta é centrada nos automóveis de Turismo que fizeram história nos circuitos nacionais e internacionais.
Em termos de pilotos a edição de 2025 do Caramulo Motorfestival terá como destaque a presença de John Watson, antigo piloto de Fórmula 1, que competiu numa autêntica era dourada da modalidade, conduzindo monolugares das equipas Brabham, Surtees, Lotus, Penske e McLaren.
O evento contará também, e como já é tradição, com uma selecção de pilotos portugueses convidados para participar na Rampa Histórica Michelin e em momentos de convívio com o público, incluindo nomes como Carlos Palma, Ricardo Megre, Carlos Tavares, Fernando Peres, Nuno Rodrigues da Silva e Edgar Fortes – este último ao volante do Renault 5 GT Turbo com que se sagrou campeão nacional de Velocidade de Grupo N em 1985.
A lista inclui ainda Pedro Salvador, que assinalará no evento os seus 30 anos de carreira com uma celebração muito especial, a revelar nas próximas semanas.
O Caramulo Motorfestival é também um evento feito de celebrações, destacando-se nesta vigésima edição a comemoração dos 70 anos do lançamento do Citroën DS, a celebração das sete décadas da Alpine e do Fiat 600 e ainda os 40 anos da primeira vitória de Ayrton Senna.
Vertente importante da edição deste ano será a celebração da indústria automóvel nacional.
Para além da estreia dinâmica do super-carro português Adamastor Furia, em matéria de Clássicos o Caramulo celebrará o meio século do Portaro, o primeiro todo-o-terreno português, e promoverá um reencontro dos UMM que participaram no Rally Dakar nas edições de 1982, 1983 e 1984.
Em particular evidência estará o BM-00-93, exemplar que, após um meticuloso restauro, regressa agora com as cores originais com que enfrentou a lendária travessia rumo à conquista do deserto.
Foto: Museu do Caramulo

No comments: