F40: vermelho ou azul mas sempre por milhões

RM/Sotheby’s leva para Monterey três exemplares do modelo da Ferrari, incluindo o singular “Blue Chip” e um ultra-valioso LM by Michelotto.

Três exemplares do Ferrari F40 (a vedeta dos últimos tempos dos leilões internacionais) estão incluídos no catálogo da RM/Sotheby’s para o leilão de Monterey. No tradicional vermelho (Rosso Corsa) ou no “herege” azul, valem sempre milhões.

Embora avaliado em pouco menos do que os seus “irmãos”, o lote 132 do catálogo da RM/Sotheby’s para Monterey quase passa despercebido face aos outros.

Trata-se de exemplar “normal”, de 1990, mas com a particularidade de até hoje só ter tido um proprietário, que só percorreu com ele… 360 quilómetros.

Esteve quase sempre guardado ao longo dos seus 35 anos de vida – até já lhe chamaram “o Ferrari Fantasma” – e está anunciado com um valor estimado entre 2,4 e 2,6 milhões de dólares.

Menos do que os 2,5 a 2,8 milhões da estimativa para o F40 azul, conhecido como “Blue Chip” (na imagem).

Saído da fábrica em Julho de 1992, este F40 era originalmente um italiano puro, entregue em Bolonha com a sua tradicional pintura Rosso Corsa.

Depois de uma vida agitada em Itália, foi exportado para o Reino Unido, em 1998. Foi ali que, em 2021, tudo mudou: confiado à Furlonger Specialist Cars, começou a sua transformação.

Melhorado mecanicamente, com, entre outros, uma caixa de velocidades derivada da versão Le Mans, travões Brembo de 355 mm, suspensão ajustável KW e ar condicionado (luxo raro num F40), a maior transformação visível é a mudança de cor, estando agora pintado em Azzurro Hyperion.

Radicalmente diferente e de valor muito mais elevado – está estimado entre 8,5 e 9,5 milhões de dólares – é o F40 LM by Michelotto, um dos 19 que foram fabricados.

14º a ter sido produzido, preparado para competição por Giuliano Michelotto, com a aprovação oficial da Ferrari – com as especificações GTC para homologação FIA-GT –, é a versão mais potente do F40.

Enquanto que o F40 de série desenvolve 478 cavalos, esta versão LM tem 760cv. Uma proeza possível graças a modificações profundas: intercoolers Behr de maiores dimensões, árvores de cames reestruturadas, sistema de injecção revisto, aumento da pressão do turbo, etc..

Sem esquecer a aerodinâmica, com a distância ao solo reduzida, um spoiler dianteiro, capot ventilado e um spoiler traseiro ajustável.


Foto: RM/Sotheby’s

F40: vermelho ou azul mas sempre por milhões F40: vermelho ou azul mas sempre por milhões Reviewed by Auto Vintage on 22.7.25 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.