Inaugurada no Petersen Museum a exposição intitulada “A máquina de corrida definitiva”.
A celebrar os seus 50 anos de existência – foi apresentado, em Julho de 1975, no Estádio Olímpico de Munique – a Série 3 da BMW tem “festas” um pouco por todo o lado. Nos Estados Unidos, no Petersen Museum, está patente a exposição intitulada “A máquina de corrida definitiva: 50 anos do Série 3 no Automobilismo”.
Antes de se transformar na base de máquinas de competição, o Série 3, substituto dos lendário Série 02, apresentou-se com linhas criadas por Paul Bracq, Director de Design da BMW entre 1970 e 1974.
Logo na apresentação foi possível antever que se estava perante um um modelo com um desempenho dinâmico e desportivo inigualável, que viria a ser a base de uma história de sucesso que continua após sete gerações.
E é essa evolução que está patente na exposição inaugurada no Petersen Museum (organizada em parceria com a BMW Group Classic USA).
A exposição traça a evolução da icónica linha BMW ao longo das sete gerações do Série 3, destacando o seu impacto no Automobilismo e na herança da marca. O grupo de automóveis de corrida expostos é acompanhado por três exemplares devidamente preservados do BMW Série 3 de produção, incluindo uma das três únicas versões M3 GTR Straßenversions existentes.
Os visitantes podem encontrar, no espaço ”Phil Hill Hall of Legends”, um BMW 320i Grupo 5 que participou no Campeonato Mundial de Construtores de 1978, tendo como pilotos Derek Bell e Hans-Joachim Stuck.
Ao lado está um BMW M3 GT-2 de 1996 (terceira geração E36), que foi inscrito na classe IMSA GT-2 pela Equipe PTG (Prototype Technology Group) e pilotado em corridas por Bill Auberlen, Mark “Simo” Simonaitis e Boris Said.
Como não poderia deixar de ser, o DTM também está representado nesta exposição, com a presença de um chassis BMW M3 Grupo A DTM, de 1990 (segunda geração E30), preparado pela Equipe Bigazzi e pilotado em corrida por Steve Soper, e um BMW M4 DTM Classe 1, de 2020, inscrito pela Equipe BMW RMG e pilotado durante toda a temporada por Timo Glock.
Foto: Petersen Museum

No comments: