Paixão pela Citröen: uma história em 40 ícones

Leilão da Primavera da Agutte será o sonho de qualquer adepto da marca francesa.

A casa de leilões Aguttes realiza do próximo dia 16 a sua tradicional Vente du Prinptemps. E no ano em que se comemoram os 70 anos da Citroën que melhor argumento no catálogo do que a inclusão do que denomina “Passion Citroën: une Histoire en 40 Icônes”.

Uma colecção particular, considerada uma das mais importantes dedicadas à marca do Duplo Chevron, que foi reunida na Suíça, reune 40 exemplares que no seu conjunto contam a história da marca, contando inclusive alguns dos modelos mais raros e icónicos.

Não sendo apenas uma venda dos Citroën, são estes que dominam o catálogo da Aguttes para o seu próximo leilão.

Composta, entre outros, por sete Citroën DS – de 1957 a 1974, cada um marcando uma grande evolução do modelo –, o primeiro SM entregue novo na Suíça (chassis nº 39), ou uma dupla formada pelo único Citroën BX 4TC e o Visa 1000 Piste 4x4 entregue novo na Suíça, a colecção foi formada ao longo de décadas, até 2019.

Ainda muito jovem, foi em 1982 que o seu proprietário assumiu o negócio da família, quando contava já com uma sólida experiência adquirida junto de concessionárias Citroën até a sede do importador suíço em Berna.

Depois de 30 anos representando a marca do Duplo Chevron, passou esse tempo também a procurar antigos Citroën nos quatro cantos da Europa.

A colecção vai dos populares 2CV (incluindo as séries especiais Charleston ou Dolly), Ami 6, Dyane, Mehari e também ao GS, ao lado de produções mais antigas da marca, como um raro Kégresse do Exército ou um camião assente numa plataforma C6.

Para além dos referidos DS, há também dois Traction 7C  e 15 Six D, mas também uma selecção de carros “confidenciais”, com um protótipo M35 (coupé experimental com motor rotativo, baseado no Ami8, do qual foram produzidas apenas 267 unidades) ou um GS Birotor.

Do catálogo constam ainda um CX 2400 GTi, um CX 2400 Prestige, um BX GTi 16S, um XM , um Xantia Activa e um C6 3.0.

Os desportivos não ficam de fora, com um raro fórmula MEP X27, um BX 4TC (a versão de estrada derivada do Grupo B) e um Visa 1000 Pistes 4x4, uma das 200 unidades construídas e, no caso deste exemplar, com menos de 200 quilómetros percorridos.

Entretanto, quatro dias depois da venda de 16 de Março, a Aguttes realizará um segundo leilão – a ter lugar na sua sala de leilões de Neuilly-sur-Seine –, apresentando uma das mais importantes colecções de placas de esmalte dedicadas à Citroën, mas também de outros fabricantes e fornecedores de equipamentos, carros a pedais e brinquedos antigos.

No total serão mais de 500 lotes.


Foto: Aguttes

Paixão pela Citröen: uma história em 40 ícones Paixão pela Citröen: uma história em 40 ícones Reviewed by Auto Vintage on 4.3.25 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.