No leilão da RM/Sotheby’s, os nove automóveis do Speedway Museum que ainda restavam renderam mais de 34 milhões de dólares.
Ponto principal do evento ModaMiami, o leilão da RM/Sotheby’s serviu, entre outros, para vender os nove automóveis do Indianapolis Speedway Museum que ainda restavam. Os valores realizados estiveram em linha com as melhores previsões, permitindo aos responsáveis por Indianapolis fazer a festa…
O automóvel de valor mais elevado era o Ford GT40, de 1966, que foi conduzido nas 24 Horas de Le Mans desse ano pela dupla Mark Donohue-Paul Hawkins.
A estimativa mais alta era de 11 milhões de euros, valor que, a realizar-se, o tornaria no mais caro GT40 de sempre.
Pois bem: foi além e só parou no valor de 13.205.000 dólares!
Com o número de chassis P/1032, entregue à Shelby American, fez a sua estreia nas 12 Horas de Sebring de 1966, onde a dupla
Mark Donohue-Walt Hansgen o levou à segunda posição final, após a a desqualificação de Dan Gurney.
Seguiram-se as míticas 24 Horas de Le Mans, iniciadas com o 11º tempo dos treinos, mas terminadas muito cedo (ao fim de 12 voltas) com uma avaria irresolúvel no diferencial.
Utilizado posteriormente como modelo de exibição, mostrado nos salões de Paris e Genebra e no Monza Auto Show, regressou aos Estados Unidos apenas em 1967, após o que, já no início do corrente século, foi doado ao Indianapolis Speedway Museum, que o restaurou por completo (mantendo a decoração de Le Mans) em 2011.
Também da colecção de Indianapolis, o singular Chevrolet Corvette SS Project XP64, de 1957, que estava avaliado entre cinco e sete milhões de dólares, subiu até 7.705.000 dólares.
Tudo somado, os nove automóveis geraram 34.418.000 dólares, valor que se vai somar aos mais de 80 milhões já gerados pelas vendas do Mercedes-Benz W 196 R e do Ferrari 250 LM.
Miami serviu de “final de festa” para os responsáveis pelo Indianapolis Speedway Museum, que agora têm fundos para para comprar novos automóveis ou utilizar o produto da venda na manutenção dos que já detém.
Foto: RM/Sotheby’s

No comments: