Historic Endurance: teve de haver rateiro…


Fórmula 1 são o principal atractivo do Estoril Classics, mas a resistência ibérica destaca-se pela grelha de… 45 automóveis.


O programa do Estoril Classics não se esgota nas atractivas corridas dos Fórmula 1. O Historic Endurance tem uma grelha imensa, tendo havido rateiro entre os inscritos, para seleccionar quem alinha.

Com mais de oito dezenas de pré-inscrições – número incomportável para que todos fossem admitidos – a Race Ready, promotora do Iberian Historic Endurance teve que realizar uma reflectida selecção para reunir na 8ª edição do Estoril Classics uma grelha de partida de excelência.

Uma grelha onde se acentua a diversidade de viaturas, com 45 carros de Turismo, GT e Protótipos, que irão disputar as melhores posições nas cinco classes que dividem o pelotão e o triunfo na classificação do Index de Performance.

Apesar da essência ibérica, são dez as nacionalidades representadas numa grelha de partida composta por 45 fabulosos automóveis, o máximo permitido pelo circuito, fabricados por doze prestigiados construtores.

A grelha de partida tem algum dos “monstros” que perfazem o imaginários dos apaixonados do automobilismo. Máquinas como o Ford GT40 - dois exemplares, um tripulados por Paulo Lima e outro por Christian Oldendorff - como o Shelby Cobra Daytona da dupla francófona Bruce Pineau/Olivier Muytjens, ou o AC Cobra de Damien Kohler/“Maverick”, são impossíveis de fugir à vista de quem gosta de carros icónicos, assim como os Ford e Shelby Mustang e o Chevrolet Corvette L88 de Pedro Bethencourt.

A Aurora Motorsport, que prepara cinco carros presentes, incluindo quatro da marca Porsche, é o braço desportivo da inolvidável Garagem Aurora.

Manuel Ferrão irá alinhar à partida com um Lotus Elan ex-Team Palma, um carro que nos seus tempos áureos chegou a ser conduzido por Ernesto Neves e Mário Araújo Cabral.

E quanto a pilotos, há ex-campeões nacionais de velocidade, como Alcides Petiz e João Pina Cardoso, e apelidos consagrados do desporto motorizado representados por Jorge Nogueira Pinto Monte Real, Filipe Nogueira, que estreia um Lotus 23B, e Ricardo Megre, campeão nacional de Formula Ford em 1998 e vencedor da Formula BMW em 2000.

Com treinos marcados para a tarde de amanhã, sábado, a corrida, com a duração de 50 minutos, está marcada para as 16:20 de domingo.


Foto: Race Ready 

Historic Endurance: teve de haver rateiro… Historic Endurance: teve de haver rateiro… Reviewed by Auto Vintage on 4.10.24 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.