50 anos do Citroën CX – o herdeiro dos revolucionários

Modelo foi mostrado ao público pela primeira vez no Salão de Paris de 1974.

Apresentado à Imprensa em Julho, na Suécia, e anunciado publicamente em Agosto – exatamente dois meses após o anúncio da fusão entre a Automobiles Citroën e a Automobiles Peugeot –, o Citroën CX foi pela primeira vez mostrado ao público faz hoje 50 anos, no Salão de Paris de 1974.

Não se apresentava fácil a tarefa de substituir o Citroën DS, que por sua vez sucedera ao Traction Avant, mas o CX viria a confirmar-se como um legítimo herdeiro da família dos revolucionários.

Tal como os seus dois prestigiados antecessores, beneficiou de numerosas inovações técnicas que, ao longo dos seus 17 anos de carreira, lhe conferiram qualidades excepcionais que o continuam a diferenciar actualmente.

O seu estilo único confere-lhe uma identidade elegante, de baixo perfil e aerodinâmica, imediatamente reconhecível.

Estrela do stand da Citroën no Salão Automóvel de Paris, foi imediatamente reconhecido como um automóvel inovador.

Dos seus antecessores herdou a tração dianteira, a suspensão hidropneumática e os travões de disco de duplo circuito de alta pressão, com servo-assistência, agora associados à imagem da Citroën.

Mas o novo modelo apresentou, também, um conjunto de inovações originais. O motor transversal de quatro cilindros surgia posicionado à frente do eixo dianteiro e inclinado para a frente, para otimizar ainda mais a distribuição do peso e a aderência à estrada.

As suas inúmeras qualidades não passaram obviamente despercebidas e, em 29 de Janeiro de 1975, foi galardoado com o troféu “Carro do Ano”.

Ao longo dos anos, o CX continuou sempre a evoluir, recebendo inovações e soluções técnicas que, na sua maioria, se tornaram a norma meio século depois.

O CX foi substituído no Verão de 1989 pelo XM, lançado em Maio do ano anterior, embora as suas versões break (carrinha) tenham continuado em produção até ao Verão de 1991.

Considerando todas as versões, a produção do CX totalizou 1.042.460 unidades entre 1974 e 1991. Este número divide-se em 913.375 berlinas, incluindo 29.380 versões longas, de 1974 a 1989, e 129.085 Break, incluindo 900 Enterprise, de 1976 a 1991.


Foto: Media Stellantis

50 anos do Citroën CX – o herdeiro dos revolucionários 50 anos do Citroën CX – o herdeiro dos revolucionários Reviewed by Auto Vintage on 3.10.24 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.