Alfa Romeo 8C 2900 Lungo Spider, de 1938, pode vir a ser o mais valioso das vendas de Monterey.
Foi roubado há dois anos e recuperado pelo FBI em Dezembro passado. Agora este Alfa Romeo 8C 2900 Lungo Spider, de 1938, pode tornar-se na maior venda nos leilões de Monterey.
Os cinco leilões da Semana de Monterey iniciam-se amanhã. No total, Broad Arrow, RM/Sotheby’s, Mecum, Bonhams e Gooding & Company levam à venda cerca de 700 automóveis, cerca de um terço deles avaliados em mais de um milhão de dólares.
Entre as muitas “pérolas” que vão ser licitadas, o “top ten” dos que têm maior valor estimado é dominado (naturalmente) pelos Ferrari. Mas há também um Porsche, um Bugatti e… um Alfa Romeo.
E aqui voltamos à história do 8C 2900 Lungo Spider, que a 22 Julho de 2022 – quando se encontrava guardado no atrelado fechado de um camião, a caminho de uma operação de restauro – foi roubado no parque de um hotel de estrada na Carolina do Sul.
A seguradora AIG acabou por pagar 23 milhões de dólares ao proprietário do Alfa Romeo, mas, naturalmente, não esqueceu o caso.
Em Dezembro passado, numa acção conjunta entre investigadores da seguradora e agentes do FBI, o Alfa Romeo foi recuperado, sendo revelada, como versão oficial, que o roubo tinha ocorrido… por engano.
Ao que parece, os amigos do alheio apenas pretendiam roubar o atrelado, sem pensarem no milionário conteúdo.
Tendo sido fabricadas apenas oito unidades do 8C na versão Lungo Spider, apenas cinco existirão actualmente, o que faz do modelo desde logo valioso.
A sua história também lhe aumenta o valor: começou por ser exportado para o Egipto, depois foi vendido ao piloto suíço Hans Ernst (que o manteve até 1953), para depois seguir para os Estados Unidos, onde teve vários proprietários.
Curiosamente, acabou por ser vendido a outro coleccionador suíço, Lukas Hüni, que o restaurou antes de o apresentar em Villa d’Este, em 1996, e em Pebble Beach, em 2000, ganhando em ambos os concursos o título de “Best of Show”.
Lukas Hüni faleceu em 2021 e os seus herdeiros venderam o Alfa a um coleccionador norte-americano, a vítima do roubo de 2022.
Face ao pagamento que efectuou, a seguradora AIG acabou por ficar como proprietária do Alfa Romeo, cujo valor procura agora recuperar no leilão da Gooding & Cmpany.
Foto: Gooding & Company
No comments: