Comprado por Steve McQueen para o seu filme, teve mais seis proprietários, o último deles Jerry Seinfeld.
O chassis 022 do Porsche 917 K vai ser leiloado em Janeiro, em Kissimmee, pela Mecum. O anúncio foi feito há dias em Monterey e a antecedência tem uma explicação: trata-se talvez do mais apetecível de todos os 917.
Juntar numa só frase Porsche 917K, “Le Mans” e Steve McQueen só pode resultar em algo de muito valor.
Pois será o 917 que McQueen comprou directamente à Porsche, através da sua Solar Produtions, para rodar o filme “Le Mans”, que subirá ao palco de Kissimmee em Janeiro próximo.
A mecânica, motor incluído, é a original, apresentando-se o 917-022 pintado com as cores da Gulf. Não se sabe se é realmente o Porsche mais importante de todos, mas é, sem dúvida, “o mais coleccionável” de todos.
Terminada a rodagem do filme, McQueen vendeu o 917 ao piloto de testes da Porsche Willi Kauhsen, que com ele correu em seis provas do “Mundial” de Sport-Protótipos de 1971.
Vendido a Reinhold Joest, em 1972 (efectuando mais uma série de corridas com o piloto/preparador), meses depois foi comprado – então por 15 mil dólares! – pelo piloto britânico Brain Redman, que apenas o manteve por três anos, uma vez a mulher não gostava do carro…
Passou então a ser propriedade do vencedor de Le Mans Richard Attwood, que o mandou pintar em vermelho, com a decoração com a qual, na companhia de Hans Herrmann, venceu as 24 Horas de 1970.
Attwood manteve o 917-022 até ao ano 2000, altura em que o confiou para leilão à RM. Em Monterey, foi vendido por 1,32 milhões de dólares, valor que, à época, passou a ser um recorde para o modelo.
Pintado novamente com as cores da Gulf, o comprador, Frank Gallogly, ao fim de poucos meses decidiu vendê-lo.
Não aparecia comprador, até ao dia em que Jerry Seinfeld foi desafiado a ir vê-lo. Estávamos em 2002 e o célebre comediante e um dos mais conhecidos coleccionadores de modelos da Porsche não resistiu ao seu “charme” e o levou para casa.
Daqui as uns meses, quando for a leilão, ninguém sabe a que valor chegará – o recorde para o 917 está actualmente em 14 milhões de dólares, pagos em 2017 –, mas certamente que 20 milhões serão pouco para o comprar…
Foto: Mecum
No comments: