Prémio foi atribuído a John Surtees pelo título de Fórmula 1 de 1964.
John Surtees, o único homem que foi campeão do Mundo em duas e quatro rodas, faleceu em 2017. No ano passado morreu a sua segunda mulher, Pat Phyllis Surtees, que detinha uma série de recordações do piloto, entre as quais o troféu de Campeão do Mundo de 1964, que agora vai ser leiloado.
No próximo dia 14, aquando da 81ª edição do Goodwood Members Meeting, a Bonhams vai realizar um leilão de cujo catálogo constam 102 automóveis (dos quais falaremos em data posterior) e 90 artigos de automobilia.
E é entre estes últimos que está o troféu de Campeão do Mundo, uma peça criada pelo francês Jean Piuforcat, em prata, com uma base em madeira, tendo a inscrição "F.I.A. a JOHN SURTEES CHAMPION DU MONDE DES CONDUCTEURS 1964”.
Com 12,4 centímetros de altura e 11,6 centímetros de diâmetro, tem um valor estimado entre os 14 e os 17 mil euros, o que, quando comparado com o mesmo leilão, quer dizer que só há cinco automóveis mais baratos no leilão da Bonhams.
Dos 16 lotes provenientes das memórias de Pat Surtees é o de preço estimado mais elevado e, simultaneamente, o de maior valor histórico, embora não seja o único.
O cronómetro que Pat utilizou na época de 1964 para registar os tempos por volta do Ferrari de Surtees e o caderno da Ferodo onde escrevia essas marcas estão à venda por um valor estimado entre duas e três mil libras.
Mais barata deverá ser a faixa de vencedor do Grande Prémio da Alemanha, do mesmo ano (valor estimado entre 800 e 1.000 libras), não faltando no catálogo outros troféus ganhos pelo piloto, livros da biblioteca privada, cartas de fãs dirigidas a Surtees, fotos autografadas e, até, uma Carta de Condução do piloto, com data de emissão de 26 de Maio de 1969.
Entre os itens menos valiosos (estimado entre 300 e 400 libras) está uma peça interessante: um exemplar do livro "Le Mie Gioie Terribili, due anni dopo”, escrito por Enzo Ferrari e com dedicatória manuscrita pelo autor: “A Pat, prima Segretaria de John, cordialmente”.
Foto: Bonhams
No comments: