Sancho-Ramalho-Rui Martins os mais regulares no FIVA


Dupla do Alfa Romeo 2000 GTV venceu a Categoria G Rally Portugal 2023.


A dupla Sancho-Ramalho-Rui Martins, com um Alfa Romeo 2000 GTV foi a mais regular do FIVA Rally Portugal 2023, Não havendo na prova uma classificação geral oficial, a dupla venceu a Categoria G.

Líderes desde o primeiro dia – quer da categoria quer do somatório dos pontos de todos os concorrentes –, a dupla do carro com o nº 26 acabou por superar todos os demais concorrentes, nomeadamente os que venceram as outras categorias.

Na Categoria C, reservada aos automóveis mais antigos, os vencedores foram Jorge Santos Silva e Helena Silva, em Ford A Roaster, de 1930. 

A Categoria D, dos automóveis ainda do período do pré-Guerra, foi ganha pela dupla António Alves-Mário Vital de Melo, em Citroen 11 BL Cabriolet, de 1939.

Nas categorias dos automóveis do período do pós-Guerra, a Categoria E foi ganha por Pedro Filipe-Javier Iglesias, com um Jaguar XK 120 Competition, de 1954, e a Categoria F teve como vencedora a dupla Nuno Serrano-Alexandre Berardo, em Porsche 912.

Na Categoria G, como dissemos, o triunfo foi alcançado pela dupla Sancho Ramalho-Rui Martins, em Alfa Romeo 2000 GTV. Nesta categoria, aliás (como se vê na foto) todo o pódio foi ocupado por equipas que utilizaram máquinas da Alfa Romeo.

Os vencedores da Categoria H – segundos menos penalizados no total dos concorrentes, apenas cm mais três segundos do que os “vencedores” – foram Miguel Jerónimo e Ivo Tavares, com um Porsche 911 SC, de 1983.

Esta última dupla foi também a vencedora da Street Stage, a Especial que se disputou na Marginal de Oeiras, no domingo de manhã, e que fechou esta competição, que é o principal evento do calendário da Fédération Internationale des Véhicules Anciens (FIVA).

O FIVA World Rally disputa-se todos os anos num determinado país – a última vez que aconteceu em Portugal foi em 2001– e visa aliar à competição desportiva à divulgação da cultura e do património do país anfitrião às quais, no caso concreto deste rali, se juntou também a promoção da região da Grande Lisboa, e do país em geral, enquanto destino turístico de excelência.

Organizado pelo Portugal Classic e pelo Clube Português de Automóveis Antigos, durante quatro dias, o rali passou pelos concelhos de Oeiras, Cascais, Sintra, Palmela, Mafra e Lisboa.




Foto: FPAK 

Sancho-Ramalho-Rui Martins os mais regulares no FIVA Sancho-Ramalho-Rui Martins os mais regulares no FIVA Reviewed by Auto Vintage on 29.5.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.