Glasurit e Reutter certificam cores do 356

“Recuperados” 40 tons dos 59 que foram utilizados originalmente no modelo da Porsche.

Ao longo de 17 anos de produção, a Porsche utilizou 59 cores diferentes para pintar os seus 356. Agora o fornecedor das tintas – a Glasurit – e o fabricante da maioria das carroçarias – a Reutter – deram as mãos e “recuperam” 40 tons, certificados como originais.

Do vermelho morango ao azul speedster, passando pelo prata peixe, uma das (muitas) características do Porsche 356 foi a sua variada paleta de cores.

Das instalações das Carroçarias Reutter saíram cerca de 60 mil das 78 mil unidades fabricadas e a maioria continua a existir.

Acontece que muitos foram ou virão a ser restaurados e coloca-se a questão de identificar a cor original.

Daí que o centenário fabricante de tintas Glasurit e as Carroçarias Reutter tenham dado as mãos para “recuperar” as cores originais, possibilitando, assim, aos interessados recuperar a originalidade dos seus modelos.

Através do seu programa Classic Car Color, a Glasurit apresentará dentro de dias, na Techno Clasica de Essen, a paleta de cores do 356, certificada pela Reutter.

O que vai ser anunciado resulta do trabalho de alguns anos. Na verdade, em 2018, Guido Eickholz, proprietário da Erlkönig Classic GmbH, e Ande Votteler, proprietário da Votteler GmbH, iniciaram um projecto de pesquisa sem precedentes para identificar as cores originais do Porsche 356.

Em resultado dessas investigações, a prioridade da Glasurit passou a ser formular cores usando tecnologia de pintura actual, passando a ser possível reproduzir as cores originais em todo o mundo.

A primeira edição do Manual de Tintas e Vernizes Glasurit foi publicada em 1934. Tornou-se uma enciclopédia para toda a indústria e ainda hoje é considerada uma das mais importantes referências padrão. O manual que originalmente era o Glasurit Handbook está agora disponível no mercado em alemão e inglês como BASF Handbook on Basics of Coating Technology. O livro é particularmente interessante para restauradores. Na Techno Classica, a Glasurit apresentará todas as edições do manual.




Glasurit e Reutter certificam cores do 356 Glasurit e Reutter certificam cores do 356 Reviewed by Auto Vintage on 30.3.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.