“Conduza um Prinz e seja um Rei” – Audi celebra 150 anos da NSU

Depois das duas rodas, construtor de Neckarsulm lançou o seu primeiro automóvel há 65 anos.


A NSU, que completa 150 anos em 2023, mudou o seu rumo há seis décadas e meia: depois de 85 anos a fabricar veículos de duas rodas, a marca lançou, há 65 anos, o compacto Prinz. A Audi, herdeira da NSU, celebra as efemérides, relembrando o eterno slogan “Conduza um Prinz e seja um Rei”.

Em 1955, a NSU era a maior empregadora na região de Neckarsulm e líder da indústria como a maior fabricante mundial de veículos de duas rodas.

Todavia, a procura de motocicletas estava em declínio: à medida que crescia a prosperidade da República Federal da Alemanha, aumentava também o desejo das pessoas por um “tecto sobre suas cabeças”. Elas queriam conduzir automóveis.

Assim, a NSU reinventou-se, apresentando-se (com sucesso) como fabricante de automóveis com o NSU Prinz de 1958.

Estávamos na época do Milagre do Reno: após a devastação da II Guerra Mundial, a década de 1950 viu a economia da Alemanha recuperar novamente. O rendimento disponível aumentava e mais e mais pessoas podiam comprar um automóvel.

Na NSU, porém, a transição das duas para as quatro rodas não foi imediata. Inicialmente, a divisão de desenvolvimento experimentou um veículo de três rodas, chamado Max Kabine, mas o desempenho do protótipo nos testes não foi promissor e, portanto, no final de 1955, a administração da NSU deu luz verde ao projecto do carro compacto.

Em meados de 1956, os três primeiros protótipos do novo NSU foram para a estrada para testes e estavam prontos para produção em série apenas um ano depois. No Verão de 1957, a empresa com sede em Neckarsulm revelou o NSU Prinz, inicialmente chamado de NSU Lido.

O Prinz era um sedã moderno, de duas portas, com uma carroçaria toda em aço autoportante. Mecanicamente, a opção foi por um projecto de motor traseiro, uma unidade de dois cilindros, que debitava 20 cavalos.

A oferta era constituída por dois modelos: o Prinz I, uma versão básica, que apenas estava disponível em verde claro, enquanto que o Prinz II era a chamada versão de exportação, com pára-choques cromados dianteiros e traseiros, a inscrição Prinz na lateral, painel de instrumentos melhorado. Ao contrário da versão base, o Prinz II estava disponível numa ampla gama de cores: branco calla, azul índigo, verde cedro, cinza e bege Sahara, só para citar alguns.

O primeiro NSU Prinz saiu da linha de montagem em Março de 1958. Os 6.500 funcionários da NSU na época tinham grandes esperanças neste pequeno automóvel. No entanto, o sucesso de vendas não foi imediato: durante o período de produção da primeira série (de 1958 a 1960), apenas 1.648 dos modelos Prinz I foram vendidos; os clientes preferiram, claramente, o mais “luxuoso” Prinz II, que vendeu 62.587 unidades durante o seu período de produção, de três anos.

Em 1959, a empresa lançou outra versão, o NSU Sport Prinz, com uma carroçaria inspirada nas tendências de design italiano da época.

Foi então (1961) apresentado pela primeira vez o novo slogan da empresa: “Conduza um Prinz e seja um Rei”. (“Fahre Prinz und du bist König“).

Depois do NSU Prinz III (dos quais foram construídas 30.332 unidades, entre 1960 e 1962), surgiu o Prinz 4, que começou a conquistar muitos pilotos, a partir de 1961. Até 1973, um total de 576.619 Prinz 4 foram produzidos.

Até hoje, o pequeno Prinz tem uma base de fãs leal, e não insignificante, que organiza regularmente passeios, reuniões de clubes e até séries de corridas.







Fotos: Audi Tradition 

“Conduza um Prinz e seja um Rei” – Audi celebra 150 anos da NSU “Conduza um Prinz e seja um Rei” – Audi celebra 150 anos da NSU Reviewed by Auto Vintage on 31.3.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.