Piloto francês, ao volante de um Renault RS01, foi o primeiro a vencer um Grande Prémio com monolugar equipado com um motor turbo.
Aos 80 anos, faleceu ontem Jean-Pierre Jabouille, o piloto francês que deu à Renault a primeira vitória em Grande Prémio, que foi simultaneamente o primeiro êxito de um motor turbo Fórmula 1.
Nascido em Paris, a 1 de Outubro de 1942, engenheiro de formação, Jabouille iniciou a sua carreira na F. 3, disciplina onde veio a ser contratado como piloto de testes da Alpine.
Dividindo-se entre os monolugares e os sport-protótipos, foi um dos franceses que emprestaram o seu talento à Matra, tendo sido terceiro nas 24 Horas de Le Mans de 1973 e 1974.
Entrou na Fórmula 1 ao volante de um Tyrrell (antes tinha tentado, sem êxito, a qualificação para dois grandes prémios, uma vez com um Williams outra com um Surtees), no G.P. de França de 1975.
Muito requisitado pelos seu dotes de pilotos-ensaiador, em 1977 foi contratado pela Renault para ajudar a desenvolver o motor turbo e o RS01.
Estreou-se ao volante do monolugar amarelo no G. P. da Grã-Bretanha de 1977, vindo no total a disputar 49 grandes prémios. O mais importante deles foi o de França, a 1 de Julho de 1979, onde conseguiu a primeira vitória da Renault no escalão máximo do desporto automóvel.
Terminou a sua ligação à Renault em 1980, tendo feito mais uma época na F. 1, o volante de um Ligier.
Mais tarde, em 1992 e 1993, conduziu um Peugeot nas 24 Horas de Le Mans, sendo, pela terceira e quarta vezes, terceiro classificado.
No comments: