Se fosse vivo, piloto-construtor norte-americano faria hoje 100 anos.
Carroll Shelby, o mais célebre piloto-construtor dos Estados Unidos, nasceu a 11 de Janeiro de 1923. O seu Centenário será assinalado ao longo do ano, com particular destaque para o Goodwood Revival, que fará de Shelby o homenageado de 2023.
Desaparecido há 11 anos – faleceu a 10 de Maio de 2012, em Dallas, no seu Texas natal – Carroll Sheby continua a ser uma figura sempre lembrada no mundo Automóvel.
Pelos seus feitos como piloto – recorde-se que, ainda no ano passado, o segundo automóvel mais caro a ser vendido em leilão foi o Ferrari 410 Sport Spider, que Shelby conduziu a oito triunfos – e como construtor.
Ainda esta semana a Mecum vendeu, em Kissimmee, um Shelby 289 Cobra Roadster por quase um milhão de dólares e há dois anos o Cobra 427 que foi o último automóvel particular de Carroll Shelby foi vendido por cerca de cinco milhões de euros.
Veterano da Força Aérea norte-americana na II Guerra Mundial, Shelby começou a correr em 1952, não só nos Estados Unidos, mas também na Europa, onde, em 1959, ao volante de um Aston Martin DBR1/300, fazendo equipa com Roy Salvadori, venceu as 24 Horas de Le Mans.
Esse êxito foi contemporâneo com a sua efémera e mal-sucedida passagem pela Fórmula 1, numa altura em que se agravaram os problemas cardíacos que o acompanharam praticamente durante toda a vida, desde os sete até aos 89 anos, que contava quando faleceu.
Regressado aos Estados Unidos, em 1962 fundou a Shelby American, criadora dos Shelby Mustang e dos Shelby Cobra e parte activa no desenvolvimento do Ford GT40, como retrata o filme “Ford v Ferrari”, que tornou a figura de Carroll Shelby ainda mais conhecida do público.
Toda a carreira de Carroll Shelby, quer como piloto quer com construtor, será evocada na próxima edição do Goodwood Revival (de 8 a 10 de Setembro), nomeadamente com uma parada de automóveis que integrará, entre outros modelos, o MG TC, de 1949, com o qual o piloto iniciou a sua carreira.
Também deverá marcar presença o Aston Martin DBR1/300 com o qual Shelby, fazendo equipa com Jack Fairman e Stirling Moss, venceu, em 1959, o RAC Tourist Trophy, disputado em… Goodwood.
À semelhança do que já aconteceu em 2015, ano em que o Goodwood Revival celebrou os 50 anos do Shelby Daytona Coupe (na imagem), na parada de Setembro não faltarão os Cobra e os Mustang fabricados com o toque do homem que hoje faria 100 anos.
No comments: