Caramulo Motorfestival: Fittipaldi e muitos mais


Mil automóveis – subindo a Rampa, em concentrações e exposições – acorrem à Serra no fim-de-semana.


Arranca amanhã a edição de 2022 do Caramulo Motorfestival. Durante três dias a icónica localidade serrana será a capital portuguesa do Automóvel Antigo e Clássico. Com a presença de muitos convidados, o mais destacado deles é este ano o antigo campeão do Mundo Emerson Fittipaldi.

Cerca de mil automóveis – a que se somam outras máquinas, como as motos e os aviões – acorrerão nos próximos três dias à Serra do Caramulo.

Como habitualmente, um dos pontos altos do Caramulo Motorfestival será a Rampa Histórica Michelin, prova direccionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, nas categorias de Velocidade e Regularidade, com a parte desportiva a cargo da Secção de Desportos Motorizados da Associação Académica de Coimbra. 

A edição de 2022 da Rampa conta com o número recorde de mais de 160 automóveis, que participam na Concentração Turística e competem no troféu monomarca Kia GT Cup e nas vertentes Speedmasters e Chronomasters.

A Rampa Histórica volta, também, a contar com a categoria Pré-Guerra, destinada a automóveis produzidos até 1939 (que celebra a era dourada do automobilismo) e a categoria dedicada aos Fórmula V (monolugares com base no chassis do popular Volkswagen Carocha).

Como é hábito, o evento vai também contar com uma lista de pilotos convidados a participar na Rampa e no convívio com o público. Entre estes encontra-se Emerson Fittipaldi, bi-campeão do mundo de Fórmula 1, Carlos Tavares, piloto e CEO da Stellantis, André Villas-Boas, que é tão conhecido pela sua paixão por automóveis clássicos e desportivos como pela sua carreira com o treinador de futebol.

Campeões como Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva (a dupla marcará presença com o Mitsubishi Lancer Evo III, com o qual venceram o Campeonato do Mundo de Ralis de Grupo N, em 1995), Manuel Gião, Ricardo Teodósio ou Rufino Fontes são outros dos muitos pilotos que marcarão presença.

Característicos do Caramulo Motorfestival, regressam ainda os passeios de automóveis como o Encontro Porsche, o Encontro Abarth, o Passeio British Lightweight Cars, o Passeio Driver’s Cult, o Encontro NthusiastsPT, o Passeio Caribbean Mini Club, o Encontro Clube Volvo Fans Portugal, o Encontro Clube Ford Focus RS, o Encontro Amigos dos Japoneses Antigos e o Passeio Clube Cabrio Portugal.

A todas estas concentrações somam-se ainda o passeio do Maranello Legacy, que assinala dos 75 anos da Ferrari, e a já habitual concentração de veículos militares veteranos da Segunda Guerra Mundial.


Foto: Caramulo Motorfestival 

Caramulo Motorfestival: Fittipaldi e muitos mais Caramulo Motorfestival: Fittipaldi e muitos mais Reviewed by Auto Vintage on 1.9.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.