Aston celebrou em França centenário de competição


Sebastian Vettel (com Johnny Herbert ao seu lado) guiou em Paul Ricard o TT1 de 1922.


15 de Julho de 1922. Em Estraburgo, realiza-se a 16ª edição do Grand Prix de France. Com uma novidade: a estreia dos ingleses Aston Martin TT1 e TT2. Passados 100 anos, o mesmo TT1 de há 100 anos foi levado até Paul Ricard, rodando com Sebastian Vettel ao volante, tendo Johnny Herbert com “pendura”.

O “Grean Pea” – literalmente “ervilha verde” – como era carinhosamente tratado, foi uma criação de Lionel Martin, por encomenda do endinheirado conde Louis Zborowski, que seria um dos dois pilotos a alinhar no Grand Prix.

Inicialmente, o automóvel foi pensado para alinhar no Tourist Trophy, na ilha de Man – daí a denominação TT –, mas atrasos na sua construção “obrigaram” a escolher outra prova, recaindo a escolha no Grand Prix francês.

Não foi feliz essa estreia, uma vez que quer Zborowski quer Clive Gallop (o outro piloto chamado pela Aston Martin) foram obrigados a desistir. Mas, ficou o marco inicial de uma história que agora, numa altura em que a Aston Martin está de volta à Fórmula 1, completa 100 anos.

Dotado de um motor de 1.486cc, que debitava 55 cavalos às 4.200rpm. Pesando o conjunto 750kg, era possível atingir como velocidade máxima os 136,8km/h.

Verdadeiramente entusiasmado com a ideia de conduzir o “Grean Pea” nos intervalos da acção ao volante do actual AMR22, Sebastian Vettel declarou ser “uma honra incrível guiar este automóvel, exactamente 100 anos após ele ter marcado presença no Grand Prix de França”.

Tal como era uso nos automóveis de Grand Prix dos anos 20, o Aston Martin TT1 tinha dois lugares, sendo que o “pendura” costumava ser o mecânico, Desta feita, porém, Vettel não teve um mecânico a seu lado, mas sim o antigo piloto Johnny Herbert, que, como se pode ver na imagem de abertura, também se divertiu bastante com a experiência.

Dos arquivos da Aston Martin vieram duas imagens que também acompanham estas linhas, uma com os dois Aston Martin que alinharam em 1922 e outra com o “Grean Pea” sendo reabastecido nas boxes.





Fotos: Media Aston Martin 

Aston celebrou em França centenário de competição Aston celebrou em França centenário de competição Reviewed by Auto Vintage on 25.7.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.