Já a pensar no Centenário (em 2027), prova mantém formato “em oito”, inspirado nas 12 primeiras edições da corrida de Velocidade.
Uma semana mais cedo do que este ano – será de 9 a 13 de Junho – a edição de 2026 das 1000 Miglia acaba de ser apresentada. Algumas novidades, mas a continuação no formato “em oito”, inspirado nas 12 primeiras edições da corrida de Velocidade, que em 2027 cumpre 100 anos.
Naquela que será a 44ª edição da reconstituição, em Regularidade, da histórica corrida de Velocidade, a organização manteve o formato de cinco dias, alterando o percurso do ano passado.
Após a partida (como sempre) de Brescia, no final da manhã de terça-feira dia 9 de Junho, os mais de 400 automóveis em prova seguirão em direcção ao Valle Trompia e ao Valle Gobbia até chegar a Lumezzane, local do primeiro almoço o evento. Após a paragem, o pitoresco Passo del Cavallo, a mais de 700 metros acima do nível do mar, levará a caravana ao Valle Sabbia e, em seguida, ao Lago di Garda e Vicenza, concluindo a primeira etapa em Pádua.
Na quarta-feira, 10 de Junho, a rota do segundo dia cruzará a Itália de Leste a Oeste: saindo de Pádua, passará por Ferrara e Modena (paragem para almoço), Reggio Emilia e Montecatini Terme, este ano final da segunda jornada.
Na terceira etapa, quinta-feira, 11 de Junho, a prova continuará em direcção a Roma. Para chegar à capital, a prova passará por Versilia e Pietrasanta, efectuando a tradicional paragem para almoço Siena, onde mais uma vez encherá a Piazza del Campo.
Já na parte da tarde, rumo a Roma, haverá passagens pelo Lago di Bolsena e pelo Lago di Vico, antes da entrada triunfal na centenária capital do Império.
Deixando a capital na manhã de sexta-feira, 12 de Junho, os concorrentes seguirão em direcção a Assis – em 2026 celebra-se o oitavo centenário da morte de São Francisco, padroeiro da Itália – e dali para Gubbio, cidade medieval onde haverá a pausa para o almoço do dia.
À tarde, a prova cruzará o Desfiladeiro de Furlo, antes de seguir para Rimini, final da penúltima etapa.
No sábado, 13 de Junho, quinto e último dia da prova, o percurso deixa a costa do Adriático e, após passar pelas salinas de Cervia e Comacchio, seguirá em direcção a Ferrara e, depois, Mântua, local do último almoço.
Após cerca de 140 provas de regularidade, distribuídas pelos cinco dias de competição, a linha de chegada estará, como sempre, na Viale Venezia, em Brescia, onde oficialmente terminará a edição de 2026 das 1000 Miglia, cujas inscrições abrem no próximo dia 4 de Novembro.

No comments: