DB5 de Sean Connery vai a leilão em Monterey


Aston Martin será uma das estrelas da estreia da leiloeira Broad Arrow.


Ainda faltam cerca de dois meses e meio para Semana de Monterey, mas há uma notícia que “obriga” a falar desde já do evento. Será em Monterey que fará a sua estreia em leilões a nova empresa Broad Arrow, com um catálogo que incluirá o Aston Martin DB5 que foi propriedade de Sean Connery.

O actor que ficou para a eternidade associado à personagem de James Bond desapareceu há um ano e meio, mas a sua imagem será eterna.

E é fácil associarmos Connery ao Aston Martin DB5 que 007 utilizou pela primeira vez no terceiro filme da saga, “Goldfinger”, rodado em 1963 e estreado no ano seguinte.

No entanto, o automóvel agora anunciado pouco tem a ver com esse. Desde logo não está dotado de todos os “gadgets” do veículo do agente secreto (cujo peso Connery dizia tornar a condução “difícil”). Depois, e apesar de ser um modelo de 1964, só foi comprado pelo actor… em 2018.

Sean Connery, segundo revelou agora o seu filho, “sempre falou em ter um DB5 que fosse seu. Adorava o modelo, mas não o que utilizou no cinema, que tinha uma frente muito pesada, devido à montagem dos ‘gadgets’”.

Menos de dois anos antes da sua morte, Sean Connery realizou o seu sonho e comprou o DB5 que vai a leilão em Agosto, com um valor estimado entre 1,4 e 1,8 milhões de dólares, estando incluído no preço o direito a uma viagem tendo como condutor sir Jackie Stewart.

O automóvel, como dissemos, será um dos destaques da estreia nos grandes leilões internacionais da Broad Arrow, empresa criada no final do ano passado por quadros saídos da RM/Sotheby’s e que no início deste ano registou a entrada no capital da seguradora Hagerty.

Um grupo de empresas – a leiloeira é um braços de um conjunto de três entidades –, a Broad Arrow, com sede nos arredores de Detroit, promete entrar em força no campo dos leilões internacionais (ainda há dias anunciou a contratação de Lydia Fenet, a veterana leiloeira da Christie’s), começando com a sua venda no Monterey Jet Center.

Ali, a 18 de Agosto, o produto da venda do Aston Martin DB5 reverterá para o Sean Connery Philanthropy Fund. Se for vendido pela quantia estimada, será uma ajuda para a instituição, mas pouco quando comparados com os 22 milhões de euros pagos há dias por um Picasso que era do actor e que foi leiloado com o mesmo fim.


Foto: Broad Arrow 

DB5 de Sean Connery vai a leilão em Monterey DB5 de Sean Connery vai a leilão em Monterey Reviewed by Auto Vintage on 30.5.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.