Volvo P 1800: sexagenário em muito boa forma



Desportivo sueco foi mostrado pela primeira vez no Salão de Bruxelas de 1960.

Conhecendo-se a atribulada história do nascimento do Volvo P 1800 até parece difícil o êxito que veio a obter. Faz hoje 60 anos que foi mostrado pela primeira vez ao público, no 40º Salão Automóvel de Bruxelas. E chega a sexagenário… em muito boa forma.
Sucessor do "fracassado" P1900, o novo Volvo nada tinha de comum com esse. Na verdade, o P1800 é um projecto (com a denominação interna de P958) completamente novo, que hoje poderemos chamar de pan-europeu.
Com uma carroçaria que oficialmente tinha desenho italiano, só mais tarde foi reconhecido que o seu design não era de Pietro Frua, mas de um jovem sueco – Pelle Petterson – então a fazer um estágio em Itália, na Ghia, onde, ao tempo, Frua também se encontrava.
Aprovado o conceito, era necessário encontrar quem fabricaria o automóvel, uma vez que a Volvo não tinha internamente, na altura, disponibilidade para o fazer.
A Karmann foi a escolhida para produzir a carroçaria, mas a Volkswagen travou o negócio, pois entendeu que o novo modelo sueco seria concorrente do seu Karmann Ghia.
A Volvo teve então que se voltar para a Grã-Bretanha, onde encontrou na Pressed Steel Fisher o fabricante dos chassis e na Jensen o restante da produção (carroçaria, pintura e montagem).
Três protótipos foram construídos, ainda em 1957, tendo vindo a ser aprovada a segunda versão, aquela que foi mostrada em Bruxelas, nas formas que as imagens ilustram.
Mais alguns problemas, em parte resultantes de uma fórmula inovadora de construir um automóvel em vários pontos da Europa, fizeram com que a produção comercial apenas se tenha iniciado em Maio de 1961 (vindo a prolongar-se, com sucessivas versões, até 1973).
Começou aí uma história repleta de êxitos, de um automóvel que ganharia projecção universal através da série televisiva "O Santo".
Mas, como ainda hoje o confirma, o Volvo P1800 é muito mais do que o automóvel de uma figura de ficção ou o veículo que mais quilómetros percorreu (o carro de Irv Gordon, com mais de cinco milhões de quilómetros percorridos).
É um marco da História do Automóvel.

Muito antes da actual União Europeia, um europeu, apresentado em Bruxelas.



Fotos Volvo Media
Volvo P 1800: sexagenário em muito boa forma Volvo P 1800: sexagenário em muito boa forma Reviewed by Auto Vintage on 16.1.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.