O dia do centenário do Citroën 5HP


“Pequeno Limão” – que pretendia ser “o primeiro automóvel europeu de massas” – foi apresentado a 10 de Janeiro de 1922.


O dia 10 de Janeiro é dos mais ricos em efemérides na história da Citroën. Hoje a mais importante é o centenário do 5HP, apresentado no Salão de Paris, a 19 de Janeiro de 1922.

André Citroën terminou o ano de 1921 como primeiro construtor europeu a fabricar automóveis em série. Os números, porém, ainda estava longe do que sonhava.

A publicidade (sempre agressiva) da marca proclamava: “Fabricamos 50 automóveis por dia. (…) 20.000 dos nossos automóveis circulam nas estradas de todo o Mundo”.

Mas ainda era pouco para André Citroën.

O 5HP (denominação proveniente da chamada potência fiscal) viria a ser um marco. Por vezes também designado como Type C, com uma distância entre eixos de pouco mais que dois metros, movido por um pequeno motor de 4 cilindros, com 856cc, debitando uma potência de 11CV, e um peso de apenas 543Kg, permitiam ao novo modelo atingir uma velocidade de 60Km/h, com um consumo de apenas 5 litros aos 100.

Inicialmente proposto com uma carroçaria torpedo de dois lugares, apresentado com a carroçaria pintada na cor amarela, rapidamente ganhou o apelido de “Petit Citron” (pequeno limão).

Em quatro anos, com sucessivas melhorias, a Citroën veio a fabricar 80.322 unidades, que, todavia, não eram rentáveis o suficiente, vindo a sua produção a ser interrompida em Maio de 1926.

Outro modelo apresentado a 10 de Janeiro – neste caso de 1924 –, o B10 viria a concentrar as atenções de André Citroën, ele que, mais uma vez a 10 de Janeiro (de 1929) viria a abrir as portas da sua fábrica do Quai de Javel ao público que fosse visitar o Salão de Paris.




Fotos: Citroën 

O dia do centenário do Citroën 5HP O dia do centenário do Citroën 5HP Reviewed by Auto Vintage on 10.1.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.