BMW celebra em grande os 50 anos da Divisão M


Meio século de história será evocado de Goodwood a Pebble Beach.


Será apenas a 24 de Maio deste ano que se completam os 50 anos da BMW M GmbH, mas a marca germânica já tem tudo programado para assinalar a data. Com logotipo próprio e tudo.

Aquela que começou por ser “apenas” uma subsidiária da BMW, com a missão de desenvolver modelos de competição, tornou-se com o passar do tempo uma linhagem própria dentro da própria BMW e esse facto será aproveitado nos modelos comercializados em 2022.

Importa-nos mais, aqui, a história e as comemorações que estão programadas, que terão como pontos altos o Concorso d’Eleganza Villa d’Este, as 24 Horas de Nürburgring, o Goodwood Festival Of Speed e o Pebble Beach Concours d’Elegance.

Em qualquer um desses eventos a BMW terá presença oficial, para recordar os 50 anos de história da Divisão M, que começou com 35 colaboradores, liderados por Jochen Neerpasch, antigo piloto da Porsche e ex-director desportivo da Ford Alemanha.

Reunindo-se de um excelente naipe de técnicos, Neerpasch não foi mais modesto no que a pilotos ensaiadores diz respeito: Chris Amon, Hans-Joachim Stuck e Dieter Quester, da Velocidade, ou Björn Waldegaard e Achim Warmbold, dos Ralis, contavam-se entre eles.

No início de 1973 apareceram os dois primeiros produtos da criação da Divisão M, um 2002, pesando apenas 950 quilos, movido por um motor de dois litros, repartidos por quatro cilindros, com quatro válvulas por cilindro, que debitava… 240 cavalos.

E também um coupé 3.0 CSL, aligeirado no peso (apenas 1.092Kg) e muito trabalhado na mecânica, com o motor de 3.340cc, repartidos por seis cilindros, a debitar 360 cavalos. Um argumento suficiente para, logo no primeiro ano de competição, assegurar o título europeu de Turismo.

Esses dois modelos foram, entretanto, os primeiros a apresentar um logotipo ligeiramente diferente do da BMW, desenvolvido depois, na estreia do BMW M1, em 1978, com três faixas, de cor azul, violeta e vermelho, à esquerda da letra M, numa posição diagonal.

É este o logo que ainda se mantém até aos dias de hoje, ainda que o violeta tenha dado lugar a um tom de azul mais escuro. A sua simbologia, no entanto,mantém-se, uma vez que o azul representa a marca BMW e o vermelho a competição, deixando o tom violeta (ou o azul mais escuro) a ligar as outras duas cores.

"Com o clássico logótipo da BMW Motorsport, desejamos partilhar o nosso entusiasmo do aniversário da BMW M GmbH com os fãs da marca", refere Franciscus van Meel, presidente do Conselho de Administração da BMW M GmbH, acrescentando ainda que a marca tem "um grande ano à frente, que será celebrado com o destaque de produtos únicos, com prestações incríveis”.


Foto: BMW Press 

BMW celebra em grande os 50 anos da Divisão M BMW celebra em grande os 50 anos da Divisão M Reviewed by Auto Vintage on 14.1.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.