Apollo GT: o mais italiano dos automóveis americanos


Dois exemplares constam dos catálogos dos leilões do Arizona.


Resultou do sonho de um norte-americano (o empresário Milton Brown) e do desenho de um italiano (Ron Plescia). Chamam-se Apollo GT e dele foram fabricadas 88 unidades, duas das quais constam de outros tantos catálogo dos leilões do Arizona, que têm lugar no final deste mês.

Apesar da sua limitada produção – 77 coupés, incluindo dois protótipos, e 11 descapotáveis – aparecem à venda com bastante regularidade, sendo que o último a ser vendido (o da Colecção Petitjean), em Junho de 2020, ultrapassou os 200 mil euros.

É na linha dessa elevada “rotatividade” no mercado que aparecem agora os dois exemplares, um 3500 GT, de 1963, incluído no catálogo da RM/Sotheby’s (com um valor estimado entre os 125 e os 165 mil dólares), e um 5000 GT, de 1964, apresentado pela Bonhams (estimado entre 175 e 225 mil dólares).

Mas, afinal, o que são estes quase desconhecidos Apollo?

Como dissemos, eles resultaram do sonho do então jovem engenheiro californiano Milton Brown, que sonhou criar um automóvel americano capaz de fazer frente aos europeus Ferrari e Aston Martin.

Numa deslocação à Europa, Brown travou conhecimento com Frank Reisner, fundador da Construzione Intermeccanica, pequena empresa com sede em Turin, criada em 1959.

Foi na Intermeccanica que, seguindo o desenho de Ron Plescia, ex-estilista da Bertone, com assessoria de Franco Scaglione, que nasceu a bela carroçaria do Apollo GT. Em Itália vieram a ser construídas, construída à mão, as carroçarias e os chassis, que depois eram enviados para os Estados Unidos.

Aqui – onde, entretanto, Milton Brown criou, em sociedade com Newton Davis a International Motor Cars (IMC), com sede em Oakland, Califórnia, onde os automóveis eram completados com motores e transmissões de origem Buick.

Entre 1962 e 1964 a IMC vendeu 42 unidades, uma delas descapotável e as restantes coupés (incluindo o protótipo). Comercializados a 6.000 dólares, anunciado como tendo uma velocidade de ponta de 240km/h.

Problemas financeiros provocaram então uma paragem no projecto, retomado pouco depois, com os Apollo a serem montados pela Vanguard Industries, em Dallas, Texas (22 unidades), e, no final, numa terceira empresa, denominada Apollo International, com sede em Passadena.

A produção dos Apollo GT acabaram quase a conta-gotas, sendo que, quando estava a acabar a sua vida, dois exemplares foram resgatados pela Disney para participar no filme da série Herbie “The Love Bug”.


Foto: RM/Sothebys 

Apollo GT: o mais italiano dos automóveis americanos Apollo GT: o mais italiano dos automóveis americanos Reviewed by Auto Vintage on 13.1.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.