Iberian Historic Endurance: as contas fazem-se no fim…


Penalizações (para 23 participantes) alteraram o resultado “aparente” e a vitória foi para o Porsche de Lars Rolner.

O dinamarquês Lars Rolner, ao volante de um Porsche 911 3.0 RS, foi o vencedor da corrida do Iberian Historic Endurance, que encerrou o programa do Estoril Classics. Uma vitória que resultou do somatório das penalizações aos tempos em pista, situação que afectou muitas equipas.

Numa grelha com 44 automóveis, mais de metade deles (23) acabaram por ver o seu número referido nas classificações com penalizações.

Nada de surpreendente – a origem de algumas delas foram bem visíveis para todos os espectadores –, dado que os regulamentos são para cumprir.

Houve penalizados por falsa partida, outras por arranque antes da linha de meta depois da saída do safety-car, outras ainda por desrespeitarem o handicap e uma, para a dupla Carlos Barbot-Diogo Matos, por terem efectuado a troca de pilotos antes da janela temporal estabelecida para essa operação.

De tudo isto resultou que a fantástica recuperação, após a saída de pista do safety-car, que Diogo Matos realizou ao volante do Merlin MK4 (que Carlos Barbot tinha colocado na pole-position) e que aparentemente tinha garantido a vitória acabasse por se quedar pelo quinto lugar.

A confusão ampliou-se quando a dupla foi entrevistada, como vencedora, para a transmissão online do evento, ignorando na altura que o Merlin tinha sido penalizado com um “stop an go” por ter sido efectuada a troca de pilotos antes do estabelecido pelo regulamento.

Fazendo uma prova toda ela “regular”, Lars Rolner acabou por ser o vencedor, à frente (de acordo com a classificação oficial que nos foi enviada) do Ford Escort RS 1600 da dupla Miguel Ferreira-Francisco Carvalho, completando o pódio Peter Praller-Malte Fromm, em Alfa Romeo GTAm, sendo estas duas duplas as primeiras da Categoria H-71.

O Iberian Historic Endurance tem continuidade de 5 a 7 de Novembro, em Jerez de La Frontera.


Foto: Estoril Classics 

Iberian Historic Endurance: as contas fazem-se no fim… Iberian Historic Endurance: as contas fazem-se no fim… Reviewed by Auto Vintage on 11.10.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.