Mercedes usa história para lançar novo SL


Pebble Beach também servirá para a Lamborghini celebrar os 50 anos do Countach… com um novo híbrido.

O culminar da Semana de Monterey, no próximo domingo, será, como sempre, o Concurso de Elegância de Pebble Beach. Mas, à “boleia” da história, num evento de Clássicos, grandes marcas, como a Mercedes ou a Lamborghini, apostam forte, para fazer a apresentação de novos modelos.

Com a próxima geração do SL (o R232) pronta para chegar ao mercado, a Mercedes decidiu levar até Pebble Beach uma boa parte da história do SL, iniciada no Salão de Genebra de 1952, com a apresentação do 300 SL de corrida, que serviria de inspiração para o automóvel de produção.

Um desses automóveis – o chassis nº 5 do W 194, que Rudolf Caracciola levou ao quarto lugar nas Mille Miglia de 1952 e que depois terminou em segundo na Carrera Panamericana, do mesmo ano, com Hermann Lang ao volante – foi levado para a Península de Monterey, assim como um segundo W 194, o protótipo (o chassis nº 11, que é um modelo único) desenvolvido para o ano de 1953.

Para contar o resto da histórica do seu mítico modelo a Mercedes exporá em Pebble Beach, também, um 300 SL Roadster (W 198) de 1957, um 280 SL Pagode (W113), de 1969, um 380 SL (R 107), de 1982, um 500 SL (R 129), de 2001 (modelo que só foi comercializado nos Estados Unidos) e um 55 SL AMG (R 230).

À semelhança da Mercedes, também a Lamborghini aposta em Pebble Beach, para mostra uma parte da sua história… e revelar uma novidade.

A celebrar os 50 anos do seu Countach – data reconhecida no programa oficial de Pebble Beach como uma das efemérides a comemorar – são várias as acções ligadas ao anguloso modelo de Sant'Agata Bolognese.

Com um breve tweet, a Lamborghini deixou uma breve pista: “Realizamos sonhos. Fizemo-lo com o Clássico Countach nos anos 70. E vamos fazê-lo de novo. O novo Lamborghini Countach está a chegar”.

Segundo as informações que entretanto chegaram às redações, o novo modelo (que terá uma produção limitada a 112 unidades) deverá ser um híbrido, de quatro rodas motrizes, com uma potência a rondar os 800 cavalos e um preço à volta dos três milhões de dólares.

Face as estas notícias, parece que o pós-pandemia poderá trazer um novo paradigma – reforçando uma tendência que já se adivinhava antes do início de 2020 – em matéria de apresentação de novos modelos. Os grandes construtores parecem estar dispostos a afastar-se em definitivo do grandes salões automóvel e, em alternativa, apostar em grande eventos de Clássicos, para fazerem aí o lançamento de modelos novos.


Foto: Mercedes-Benz Classic 

Mercedes usa história para lançar novo SL Mercedes usa história para lançar novo SL Reviewed by Auto Vintage on 11.8.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.