Bugatti: a convidada de honra do 70º aniversário de Pebble Beach

 


Modelos do fabricante receberam por nove meses o título de “Best of Show”.


O Concurso de Elegância de Pebble Beach teve início em 1950. Devido à pandemia, a festa do 70º aniversário foi adiada para este ano, tendo como convidada de honra a marca que por mais vezes recebeu o título de “Best of Show”, a Bugatti.

Em 1950, aquando da primeira edição do Concurso, os automóveis foram conduzidos ao longo de uma volta em parada, integrada no programa da Pebble Beach Road Race. Uma das estrelas daquele evento inicial foi um Bugatti Type 57 Coupe de Ville, de 1938, inscrito por John Edgar. Mas não foi ele o vencedor. O título de “Best of Show” foi então atribuído ao Edwards R-26 Special Sport Roadster, de Sterling Edwards (o fabricante do automóvel), que apenas estava presente por querer participar na Road Race.

Com o passar dos anos o Concurso passou a centrar-se em torno do buraco 18 do Campo de Golf de Pebble Beach, com a Baía de Carmel em fundo, tal como se mantém até hoje.

Foi necessário passarem mais seis anos até que pela primeira vez se registou uma vitória de um modelo da Bugatti. Em 1956, um Type 37 Grand Prix, propriedade de Milton R. Roth, ganhou o “Best of Show”.

Desde então, os modelos Bugatti marcaram sempre presença no Concurso, tendo hoje um recorde de nove vitórias.

“A marca Bugatti ocupa um lugar muito especial na história de Pebble Beach. As nossas histórias estão intrinsecamente ligadas e, a cada ano, os modelos da Bugatti enfeitam o campo. Eles nunca deixam de cativar os visitantes e, claro, também os nossos juízes”, afirma Sandra Button, presidente do Concurso. “Na verdade, não é exagero dizer que o encontro promovido pela Bugatti em 1985 foi fundamental para tornar Pebble Beach o sucesso internacional que é hoje”.

O evento a que Button se refere foi a exibição, de tirar o fôlego, de todos os seis Bugatti Type 41 Royale em Pebble Beach, a única vez, até hoje, que esses automóveis icónicos apareceram juntos.

Produzido entre 1926 e 1933, o Royale era um automóvel como o mundo nunca tinha visto. O maior automóvel de luxo, veículo para aristocratas e membros da realeza, foi como o fundador da empresa, Ettore Bugatti, imaginou o Type 41, dotado de um motor de oito cilindros em linha, que movem uma carroçaria com 6,4 metros de comprimento.

Mas, ao longo dos anos foram vários os momentos de glória da Bugatti em Pebble Beach. Assim aconteceu, por exemplo, em 1990, ano em que o estilista Ralph Lauren ganhou o “Best of Show” com seu Type 57SC Atlantic.

Em 2003, o carro de Ralph Lauren encontrou-se em Pebble Beach com o Type 57SC semelhante da Colecção Mullin Collection. Mais tarde, em 2019, os quatro Bugatti Type 59 Grand Prix existentes reuniram-se pela primeira vez desde 1934.

Para terminar, lembram-se de John Edgar, que em 1950 esteve em Pebble Beach com o seu Bugatti Type 57 Coupe de Ville? O automóvel voltará este ano, conduzido pelo filho de John Edgar.


Foto: Bugatti Newsroom

Bugatti: a convidada de honra do 70º aniversário de Pebble Beach Bugatti: a convidada de honra do 70º aniversário de Pebble Beach Reviewed by Auto Vintage on 12.8.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.