Colecção Elkhart: microcarros de A a Z



Duas dezenas de pequenos automóveis, dos Autobianchi ao Zundapp de "duas faces".

Regressamos à Colecção Elkhart, desta feita para olharmos para a cerca de dua dezenas de microcarros que estão incluídos no catálogo de 230 automóveis. Dele constam algumas peças "comuns". Mas outras são raras…
Mesmo alargando (é mesmo esse o caso…) a categoria de microcarros até aos "maiores" Autobianchi (estão em catálogo um Bianchina Trasformable, de 1959, e um Bianchina Special Cabriolet, de 1961) e aos Honda (há um N600 e o, mais raro, Z600 Coupe), há muitos modelos raros nesta colecção, que será leiloada em Outubro.
O mais raro de todos, segundo a leiloeira RM/Sothebys é o F.M.R Tg 500 Tiger, de 1960, uma variante do Messerschmitt (há também três modelos desta marca, um KR, 175, um KR 200 e um KR 201 Roadster), produzida independentemente pela empresa de Fritz Fend, patrão da F.M.R..
Com a particularidade de, ao contrário dos Messerschmitt, ter quatro rodas e outras soluções inovadoras é apontado como o mais valioso microcarro da colecção, do qual se pensa só sobreviverem actualmente 150 em todo o Mundo.
Há também os "comuns" BMW Isetta 300, Goggomobil e Vespa, sendo que do Oriente vieram modelos pouco comuns, como um Mazda K360, de 1960, e o Subaru 360 Delux, de 1969, o primeiro automóvel da marca nipónica.
Subaru 360 que existe em duplicado, uma vez que um dos modelos é um antigo carro da Polícia da Nova Zelândia, ainda com a decoração original.
Também com a decoração original encontram-se os comerciais Goggomobil TL-250 Transporter Duble Bubble e o Iso Isettacarro, de 1957.
Por último, mas não menos importante, da ofertaq da leiloeira consta ainda o Zundapp Janus 250, de 1958, automóvel conhecido como o "Duas Faces", uma vez que tem duas portas… nenhuma lateral: uma porta à frente e outra atrás, sendo difícil descobrir qual é a frente do veículo.

Fazia parte do Bruce Weiner Microcar Museum, que, há uns anos, deu origem ao maior leilão de microcarros de sempre.
Colecção Elkhart: microcarros de A a Z Colecção Elkhart: microcarros de A a Z Reviewed by Auto Vintage on 14.4.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.