Fiat 600 Multipla: o primeiro monovolume



Estreia do inovador modelo italiano deu-se há 64 anos.

Faz hoje 64 anos que abriu as suas portas a 36ª edição do Salão de Bruxelas. Entre várias novidades uma se destacava: o Fiat 600 Multipla, o primeiro monovolume.
Hoje considerado um marco na História do Automóvel – é, aliás, por estes dias, uma das estrelas da exposição "Cars: Accelerating the Modern World", que está patente em Londres, no Victoria and Albert Museum – o Fiat 600 Multipla veio oferecer uma forma completamente nova de automóvel, com um espaço interior excepcional para as suas dimensões exteriores.
Com a possibilidade de se apresentar com três fileiras de assentos, podendo acomodar confortavelmente até seis pessoas ou, com quatro assentos dobrados, gerando um amplo espaço de carga, com sua versatilidade o Multipla tornou-se o orgulho de famílias e dos taxistas italianos.
Apresentado ao público a 15 de Janeiro de 1956, o Multipla veio completar a oferta do Fiat 600, que no ano anterior tinha iniciado a motorização em massa da Itália.
Compartilhando a mecânica com o 600 "normal", mas com um compartimento de passageiros que se estende até a frente, o Multipla em vez de um capot dianteiro (no 600 ocupado pelo tanque de combustível e pela roda sobressalente) apresenta-se com uma frente quase completamente vertical.
O seu desenho fazia parecer que o veículo circulava ao contrário, com uma traseira cónica e aerodinâmica.
O 600 Multipla tinha quatro portas: duas dianteiras, abrindo contra o vento, e duas traseiras.
A versatilidade sempre foi uma das suas qualidades: como familiar, veículo de carga (rebatendo ambas as fileiras de bancos traseiros podia criar-se uma superfície plana uniforme de carga com quase dois metros de comprimento) e, até, como uma solução para campistas, chegando a ser anunciado como tendo a possibilidade de ter uma cama de casal.

Particularmente conhecida ficou a versão táxi, que rapidamente invadiu as cidades italianas, tornando-se um dos ícones do boom económico do país no pós-Guerra.






Fotos FCA Heritage
Fiat 600 Multipla: o primeiro monovolume Fiat 600 Multipla: o primeiro monovolume Reviewed by Auto Vintage on 15.1.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.