Faleceu Joaquim Moutinho




Partiu (1951-2019) um dos mais dotados pilotos portugueses de todos os tempos.


Faleceu Joaquim Moutinho, um dos mais dotados pilotos nacionais de todos os tempos, senhor de um assinalável palmarés, na Velocidade e nos Ralis.
Joaquim Moutinho da Silva Santos nasceu no Porto, em 1951, e cedo – em 1972, num Rali Académico, ao volante de um Datsun 1200, navegado por Edgar Fortes – começou a demonstrar os seus dotes de piloto, em ralis de iniciados.
Campeão nacional de Velocidade-Agrupamento B2 em 1981 e campeão nacional absoluto de Ralis nos anos de 1985 e 1986 a carreira de Joaquim Moutinho ficou marcada por muitos outros registos importantes, quer nas pistas quer na estrada.
Nos Ralis alinhou com automóveis como o Opel Kadett GT/E, Ford Escort RS, Opel Ascona e Porsche 911, mas foi com o Renault 5 Turbo que conseguiu os resultados mais importantes, designadamente a vitória no Rally de Portugal de 1986.
Já nos circuitos, começou por vencer o Troféu Datsun, destacando-se depois ao volante de modelos como o Opel Commodore GS/E e do Porsche-Aurora de Grupo 5, que levou ao título.
Retirado do Automobilismo enquanto praticante, nunca se afastou totalmente dos automóveis e, enquanto empresário, foi um dos primeiros patrocinadores dos eventos promovidos pela Vintage Celebration, editora da Auto Vintage.
Lutando nos últimos anos contra a doença, chegou hoje ao fim a vida de um grande campeão.

À família e aos muitos amigos que o veem partir, a Auto Vintage endereça as suas mais sentidas condolências.
Faleceu Joaquim Moutinho Faleceu Joaquim Moutinho Reviewed by Auto Vintage on 22.11.19 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.