"The Small Escape": a fuga para a liberdade escondido num Isetta



BMW Museum celebra 30 anos da queda do Muro de Berlin.

30 anos depois da queda do Muro de Berlim, que então dividia a capital das duas Alemanhas, a BMW decidiu evocar a história de uma fuga para o Ocidente… escondido num Isetta. Para assinalar o feito, foi produzido um filme e, na próxima terça-feira, o BMW Museum inaugura a exposição “With the BMW Isetta in Liberty”.
Quer o filme quer a exposição contam a história verídica de Klaus-Günter Jacobi, que transformou, em 1964, o seu pequeno Isetta por forma esconder e transportar para o outro lado da fronteira o seu amigo Manfred Koster.
Hoje exposto em permanência no Berlin Wall Museum, o pequeno Isetta (com os seus 2,3 metros de comprimento e 1,4 de largura), depois de transformado, serviu para transportar o passageiro clandestino sem que as autoridades da RDA de nada desconfiassem.
Mecânico de profissão, Klaus-Günter Jacobi retirou ao seu carro o pneu suplente, o mecanismo de aquecimento, o filtro de ar e o depósito de combustível, que substituiu por um reservatório de apenas dois litros.
Com essa modificações foi possível arranjar espaço para uma pessoa.
Foi a única vez que Jacobi e o seu Isetta fizeram a travessia para a liberdade, mas o seu engenho foi replicado em outros modelos idênticos e, no total, os Isetta fizeram chegar ao Ocidente nove pessoas sedentas de liberdade.

Aproveite o fim-de-semana e veja o filme (são menos de quatro minutos). Acredite que vale a pena.

"The Small Escape": a fuga para a liberdade escondido num Isetta "The Small Escape": a fuga para a liberdade escondido num Isetta Reviewed by Auto Vintage on 25.10.19 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.