O Porsche "pré-histórico" vai a leilão em Monterey



Type 64 (de 1939) poderá ultrapassar os 20 milhões de dólares.


Há quem lhe chame o primeiros Porsche, embora tenha nascido antes da marca e esteja longe de ter sido o primeiro projecto de Ferdinand Porsche. Certo é que será levado a leilão no próximo dia 17 de Agosto, em Monterey, pela mão da RM/Sotheby's.
Estimando a leiloeira que venha a ultrapassar os 20 milhões de dólares, o Type 64, criado em 1939, que terá sido o primeiro a apresentar-se com o nome "Porsche", é um protótipo de desportivo, desenvolvido sobre uma base de um VW Carocha.
Também conhecido como VW Aerocoupe ou como Type 60K10,, foi criado para correr numa prova (que não se chegou a realizar) entre Berlin e Roma e dele foram fabricadas três unidades.
Um dos automóveis ficou na posse de um dirigente da VW e não sobreviveu à Guerra. Os outros dois ficaram com a família Porsche.
Depois do Armistício, militares norte-americanos apropriaram-se de um, que também acabou destruído, restando apenas um, que foi restaurado, em 1947, e vendido por Ferry Porsche a Otto Matte, que com ele alinhou no Alpine Rally de 1950, mantendo-o na sua posse durante 46 anos.
Com as suas formas muito peculiares, com uma carroçaria feita à mão em alumínio, não pesa mais do que 540 quilos, que se podem deslocar a 150km/h apesar do motor, de 985cc, não debitar mais do que 50 cavalos.

Como vedeta que é, tem direito a um filme de apresentação, que aqui partilhamos.

Fotos e vídeo: RM/Sotheby's




O Porsche "pré-histórico" vai a leilão em Monterey O Porsche "pré-histórico" vai a leilão em Monterey Reviewed by Auto Vintage on 19.7.19 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.