Centenário com "Z"… de Zagato



Carrozzeria Ugo Zagato & Co estabeleceu-se em Milão, em 1919.


Um de seis irmãos, Ugo Zagato ficou sem pai aos 15 anos. Emigrou para a Alemanha, em 1905, onde trabalhou na metalomecânica, em Colónia. Regressou a Itália quatro anos mais tarde, para trabalhar e estudar. Veio a I Guerra Mundial e empregou-se na Pomilio, fabricante de aviões. Em 1919, faz agora 100 anos, tornou-se independente, fundado a Carrozzeria Ugo Zagato & Co, em Milão.
É tão vasta a história da Zagato, que é quase impossível fazer um resumo da mesma.
Primeiro com o seu fundador, Ugo, depois com os filhos deste, Elio e Gianni Zagato, o carroçador italiano chegou ao centenário pujante e com uma história muito rica.
Muitos associarão o nome de Zagato apenas a modelos italianos, tendo por base modelos da Maserati, Lancia, Fiat, Abarth e, principalmente, Alfa Romeo. Todavia, o trabalho da Zagato foi muito mais longe e é até um fabricante britânico quem se mostra mais empenhado em celebrar a data: a Aston Martin.

Celebrando 58 anos de ligação entre a Aston Martin e a Zagato, serão este ano vendidos 19 pares do Centenário: nada menos do que um DB4 GT Zagato Continuation e um DBS GT Zagato (quem comprar um tem de adquirir o outro). Cada par por 7,9 milhões de dólares.
Centenário com "Z"… de Zagato Centenário com "Z"… de Zagato Reviewed by Auto Vintage on 22.3.19 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.