Semana do Arizona arranca amanhã

Mais de dois mil Clássicos repartidos por quatro leilões.


Vai começar a Semana do Arizona. De amanhã e até ao próximo dia 29, centenas de Clássicos serão vendidos naquele estado norte-americano, repartidos por quatro leilões. O primeiro deles, o da Barrett-Jackson começa amanhã.

Fechadas as contas da venda do início do mês, da Mecum em Kissimmee – com um total de 234 milhões de dólares movimentados, batendo o recorde de 217 milhões do ano passado –, as atenções voltam-se agora para o Arizona, onde Barrett-Jackson, RM-Sotheby’s, Bonhams e MAG Auction vão realizar os seus primeiros leilões de 2023.

Entre os mais de dois milhares de automóveis à venda, para todos os gostos e bolsas, o destaque vai sempre para os mais raros (e mais caros).

Do catálogo da Barrett-Jackson, maioritariamente preenchido com modelos de origem norte-americana (os Shelby, Cobra ou Mustang, são presença “obrigatória”), destacam-se alguns europeus, como o Mercedes-Benz 540K, de 1939 (na imagem), automóvel que saiu de fábrica com uma carroçaria Cabriolet B, mas que presentemente se apresenta como um Cabriolet A, modificação que não o tem impedido de coleccionar prémios nos principais concursos de elegância norte-americanos.

Vai a leilão sem preço de reserva, mas que será sempre para além do milhão, sendo que o último modelo idêntico foi vendido, em Novembro passado, por dois milhões de euros.

Já no Catálogo da Bonhams a “estrela” é o Ferrari 275GTS, de 1965, o 137º de 200 a ter sido construído, que tem valor estimado entre 1,65 e 1,95 milhões de dólares.

Deste mesmo leilão constam os protótipos da Ghia, tendo por base os Chrysler, de que demos conta aqui há umas semanas (http://www.auto-vintage.net/2022/12/tres-raros-automoveis-da-ligacao.html).

Já a RM-Sotheby’s tem, como habitualmente, uma luxuosa oferta de modelos construídos na Europa – vários raros Ferrari, um Lamborghini Miura P400, um Mercedes-Benz 300SL Roadster, etc. – mas sem esquecer o americanos.

Entre estes últimos, destacam-se o único Chevrolet Corvette Stingray Convertible equipado de origem com um motor ZL-1, de 1969, que tem um valor estimado entre 2,6 e três milhões de dólares, e um Shelby 427 Competition Cobra, de 1965, que tem um preço estimado entre os três e os 3,6 milhões de dólares.

Bem mais modesto é o catálogo da MAG Auctions, que realizará as duas sessões do seu leilão, no final da semana, no belo cenário do campo de golf de We-Ko-Pa. Super-carros actuais e Clássicos norte-americanos dominam o catálogo.

Terminando, voltemos ao primeiro dos leilões, o da Barrett-Jackson, para falarmos de um modelo, também, sem valor de reserva, que pode “disparar”: falamos do Shelby Mustang Group II construído originalmente, em 1966, para o malogrado piloto Ken Miles. Poderá vir a ser um recordista.


Foto: Barrett-Jackson 

Semana do Arizona arranca amanhã Semana do Arizona arranca amanhã Reviewed by Auto Vintage on 20.1.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.