Três raros automóveis da ligação Chrysler-Ghia

Hoje propriedade da Ford, carroçador italiano descobriu a América através de outro construtor.


A Carrozzeria Ghia, cujas origens remontam a 1916, em Turin, foi integrada no universo da Ford em 1970. Antes disso, porém, o carroçador italiano descobriu a América através de outro gigante de Detroit, a Chrysler. Três dos frutos dessa relação serão vendidos em Scottsdale, no próximo mês.

O falecimento de John White, criador e curador da Ramshead Collection, fez com que várias das “pérolas” que reuniu a longo de décadas venham, no próximo mês, a ser leiloadas pela Bonhams.

Dos leilões de Scottsdale ainda muito falaremos, nas próximas semanas. Hoje, porém, ficamos pelos raros três Chrysler da Colecção Ramshead, que testemunham a ligação da Ghia com a Chrysler.

Singular é o Chrysler Ghia Super Dart 400, de 1957, um concept-car que desfilou entre salões, de Turin a Nova Iorque.

Desenhado pelos Estúdios Ghia, mas sempre com a colaboração do designer da Chrysler Virgil Exner, o enorme modelo amarelo, nunca modificado ou restaurado, é um símbolo da Jet Age aplicada aos modelos norte-americanos.

Assente num chassis Chrysler 300 C, está dotado de um enorme motor 392 ci “Power Pack Hemi”, que debita 400 cavalos.

Nunca tendo entrado em produção, não é claro se se destinava a ser um Chrysler ou um Dual-Ghia, fabricante norte-americano que existiu entre 1956 e 1958 (117 automóveis produzidos), resultante da conjugação de esforços entre o estúdio italiano e a Dual Motors Corporation, de Detroit.

Completam o que a Bonhams denomina de “Trans-Atlantic Trio” dois modelos que, em número limitado, entraram em produção.

De 1954, marcando o início da colaboração entre a Ghia e a Chrysler, é o GS-1 Coupe, um de nove fabricados, sendo que se pensa que hoje só existam cinco. Tem um valor estimado entre 600 e 800 mil dólares.

Completa o trio o primeiro L6.4, automóvel fabricado em 1962 mas apenas mostrado pela primeira vez no Salão de Nova Iorque de 1964 (sendo este o exemplar nº 1).

Em dois anos, foram fabricadas 26 unidades (das quais se pensa que chegaram 17 aos dias de hoje), que caíram nas graças de clientes tão exclusivos como Frank Sinatra.

Do trio, é o menos valioso, estando avaliado entre 450 e 650 mil dólares, enquanto que o “concept” Super Dart 400 poderá atingir o milhão de dólares.



Chrysler Ghia Super Dart 400, de 1957.



Chrysler Ghia GS-1 Coupe, de 1954.



Chrysler Ghia L6.4, de 1962.



O “Trans-Atlantic Trio”.



Fotos: Bonhams 

Três raros automóveis da ligação Chrysler-Ghia Três raros automóveis da ligação Chrysler-Ghia Reviewed by Auto Vintage on 30.12.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.