Um singular leilão com sete Lotus Elan

Automóveis que tiveram proprietários ilustres destacam-se no catálogo da venda de Fevereiro da Silverstone Auction.

A Silverstone Auction só iniciará a sua temporada de leilões de automóveis a 25 de Fevereiro, mas já se conhecem as oito dezenas de modelos em catálogo. E, por entre várias ofertas interessantes, destaca-se um conjunto de sete Lotus Elan que pertenceram a figuras conhecidas.

Em boa verdade, no catálogo do leilão de Warwickshire existem oito Lotus Elan, uma vez que do mesmo também consta um automóvel de Rali, vencedor do Circuito da Irlanda Histórico.

Todavia, o destaque vai para os “Sete Magníficos”.

São provenientes da Colecção Piddington, reunida por Deryck Norville, antigo engenheiro da Cosworth, e que conseguiu juntar este interessante conjunto.

Com unidades produzidas entre 1966 e 1975 pelo fabricante britânico, os sete incluem Elan S3-SE Coupé, de 1966, que foi entregue novo, a 22 de Junho de 1966, ao actor Peter Sellers.

Ainda antes de ter interpretado o papel de comissário Jacques Clouseau em "A Pantera Cor-de-Rosa”, Sellers era visto frequentemente nas ruas de Londres, ao lado da sua mulher, a bordo deste Elan, que manteve até 1969. Este exemplar, cujo conta-quilómetros marca agora 60.000 milhas percorridas (96.560 km), tem um valor estimado entre as 80 e as 120.000 libras.

Já o chassis Elan S4 Coupé, de 1969, foi oferecido a Jochen Rindt em Agosto de 1970. Foi dado ao malogrado piloto por Colin Chapman, para comemorar a vitória de Rindt ao volante do Lotus 72 no G. P. da Alemanha, o último do piloto antes de sua morte, em Monza, algumas semanas depois.

Tem uma estimativa de valor semelhante à do Elan ex-Peter Sellers, da mesma forma que um Lotus Elan S2 Drophead Coupé, de 1966, que foi da actriz Diana Rigg.

Este último, um Elan S2, foi oferecido à actriz pela produtora da série "The Avengers”.

Já o Lotus Elan Sprint Drophead Coupé dos “Sete Magníficos”, de 1971, pertenceu a Ron Hickman, designer e inventor sul-africano que trabalhou durante muito tempo com Colin Chapman no departamento de design da marca e a quem se devem as linhas do Elan Lotus+2 e do Lotus Europa (e, já agora, da bancada dobrável da Black & Decker…).

Este Elan Sprint tem um preço estimado entre as 70 e as 90.000 libras.

Mais barato – entre 50 e 80.000 libras – deverá ser Elan S3-SE preparado para Rob Walker, conhecido como “o melhor gentleman driver” do seu tempo.

Este Elan foi construído especificamente para comemorar a vitória de Stirling Moss no G. P. do Mónaco de 1961, a bordo do Lotus 18 da Rob Walker Racing Team.

Finalmente, o catálogo incluirá um Elan Sprint (LRP 301P) de 1975 (estimado entre 50 e 80.000 libras), apresentado como o exemplo mais bem preservado deste modelo, bem como um Lotus Elan S4 Coupé, de 1968, entregue pela Lotus Cars a Keith Duckworth – co-fundador da Cosworth Engineering – para comemorar a primeira vitória de um carro de Grande Prêmio com motor DFV.



Foto: Silverstone Auctions

Um singular leilão com sete Lotus Elan Um singular leilão com sete Lotus Elan Reviewed by Auto Vintage on 19.1.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.