Vitória da resistência nos 300Km Algarve Sports Cars

John Emberson e James Bellinger levaram o Chevron B19 ao triunfo na primeira edição da prova.


Na grande festa que foi Algarve Classic Festival, a primeira edição dos 300Km Algarve Sports Cars era a mais aguardada das 12 corridas. E não desiludiu, terminando com o triunfo dos britânicos John Emberson e James Bellinger, em Chevron B19.

Com um programa preenchido por 12 corridas, repartidas por sábado e domingo, aquele que era para muitos a mais aguardada realizou-se ao fim da tarde de sábado, com uma grelha formada por Protótipos construídos entre 1963 e 1972 e GT’s fabricados entre 1966 e 1980.

O drama começou ainda antes dos carros se alinharem na grelha de partida, quando o Lola T290, qualificado para a pole-position por Steve Brooks e John Sheldon, partiu o veio primário da caixa de velocidades.

O primeiro lugar passou então a pertencer ao Lola T70 MK3B do trio Bruno Pereira, Michel Speyer e Charlie Hyett. 

No arranque, o Chevron B19 de Kyle Tilley, Oliver Bryant e Kane Tilley saltou para a liderança, ultrapassando o Lola T70 MK3B de Bruno Pereira, que, mais pesado, tinha dificuldade em acompanhar o ritmo do líder.

Entretanto, o Lola T70 MK3 Coupé de João Macedo Silva e José Monroy, detentor da maior velocidade de ponta registada (270,7 km/h), consolidava-se como uma ameaça ao segundo lugar. O duelo entre pilotos portugueses ia animando os espectadores. 

Com o início das paragens nas boxes para troca de pilotos e reabastecimentos, o Lola de Bruno Pereira, Michel Speyer e Charlie Hyett regressou temporariamente ao comando, à passagem da 24.ª volta, mas viria a sucumbir mais tarde com problemas de caixa de velocidades.

Três voltas depois, o Chevron B19 de John Emberson e James Bellinger, que no início da corrida rodou discretamente na quarta posição, assumiu pela primeira vez a liderança, mas também por pouco tempo, cedendo o lugar ao McLaren M1B de Richard McAlpine e Nigel Greensall, que se manteve à frente até à última troca de pilotos, quando reabasteceu. 

Quando o frenético vai-e-vem das boxes finalmente acalmou, o Chevron B19 de Kyle Tilley, Oliver Bryant e Kane Tilley reemergiu na liderança, com a vitória praticamente ao alcance do trio da Era Motorsport. Contudo, a menos de dez minutos do final, um golpe de teatro, tão próprio de uma corrida de Resistência, obrigaram o protótipo inglês a abandonar devido a problemas eléctricos.

Com a noite a cair no Algarve, após duas horas de corrida (56 voltas percorridas), John Emberson e James Bellinger aproveitaram a oportunidade e triunfaram na primeira edição dos 300Km Algarve Sports Cars, conquistando também a classe H-1972 under 2000.

João Macedo Silva e José Monroy cruzaram a linha de chegada em segundo lugar, a cerca de minuto e meio dos vencedores, e sagraram-se vencedores da classe H-1972 over 2000, seguidos do Chevron B8 de Joel Hopwood e Nigel Greensall, que recebeu as honras da classe H-1969, com duas voltas de distância sobre o  Crossle 9S de Bernard Foley e Lewis Dunlop.

Kyle Tilley, Oliver Bryant e Kane Tilley, que registaram a volta mais rápida da corrida, ainda conseguiram terminar classificados na quarta posição da Geral, e segundos da classe H-1972 under 2000, um lugar à frente do Chevron B16 de John Sheldon (piloto com mais de uma dezena de participações nas 24 Horas de Le Mans) e de Paul Cope, carro que completou o pódio da classe para os Protótipos mais leves.

Após a prova, Diogo Ferrão, CEO da Race Ready, o organizador do 300Km Algarve Sports Cars, disse: “Foi uma corrida fantástica, que nos fez recordar as grandes provas de Resistência do passado. A mudança de liderança a três voltas do final mostrou o verdadeiro espírito do Endurance, onde as corridas só terminam com a bandeira de xadrez e, para vencer, a primeira regra é terminar. O entusiasmo dos participantes, a espectacularidade dos carros e a aposta que queremos continuar a fazer no Algarve Classic Festival nos próximos anos dão-nos a confiança de que voltaremos a organizar, no próximo ano, estes 300Km Algarve Sports Cars.”


Fotos: Rui Correia







Vitória da resistência nos 300Km Algarve Sports Cars Vitória da resistência nos 300Km Algarve Sports Cars Reviewed by Auto Vintage on 27.10.25 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.