Licitado até dois minutos depois da hora limite, o Porsche foi declarado como “Unsold”.
“O Porsche que foi de Ayrton Senna”? Em boa verdade, não, nunca esteve registado em seu nome. “O Porsche que Ayrton Senna conduziu”? Sim, por diversas vezes, quando vinha a Portugal, para casa do seu amigo Braguinha. O Porsche 911 Cabriolet não foi vendido, apesar de terem oferecido por ele 819 mil euros.
Disputado até ao fim por dois licitadores, o Porsche 911 Cabriolet, de 1987, que foi colocado à venda pela casa britânica SBX Cars – como demos notícia no passado dia 17, em https://www.auto-vintage.net/2025/07/porsche-que-foi-de-senna-esta-venda-na.html – parecia ter sido arrematado quando atingiu o valor referido (no anúncio nada indicava que existia preço de reserva).
Mas, no entanto, após a última oferta, a SBX Cars deu o automóvel como “Unsold”.
Continuando a apresentar a matrícula original, OH-18-03, que lhe foi atribuída aquando da primeira venda, teve como primeiro proprietário o amigo de Senna António Carlos de Almeida Braga, conhecido como “Braguinha”, em casa de quem Ayrton residia quando, entre corridas, vinha para Portugal (desse tempo, existem várias imagens que mostram Senna ao volante do Porsche).
Em termos de registo, como atestam os próprios documentos apresentados pela casa vendedora, o segundo proprietário do Porsche foi Joaquim José Machaz, que o veio a vender em 1993, meses antes de Senna falecer.
Vindo a ter outros proprietário e diversas modificações – guarda-lamas alargados, a imitar um 911 Turbo, um spoiler e foi pintado de um amarelo/laranja – a empresa Love My Car, de Amares, devolveu-lhe a cor (Silver Metallic, paint code L980) e as formas originais.
Foi, portanto, com essas formas e cores que o Porsche foi colocado à venda, sendo que se apresentou com um autógrafo de Ayrton Senna nas costas do banco do condutor, detalhe que diversas pessoas que dizem ter estado com o 911 já depois da morte do piloto dizem não existir nessa altura.
Foto: SBX Cars

No comments: