BMW 507 foi o eleito do público.
Um Alfa Romeo Tipo B (P3), de 1934, foi eleito pelo Júri do Concurso de Elegância de Villa d’Este como o “Best of Show” de 2025. Já no que diz respeito à escolha do público, traduzido na “Coppa d’Oro”, o triunfo foi para um BMW 507, de 1957.
O “Trofeo BMW Group – Best of Show” – assim se denomina oficialmente o prémio principal de Villa d’Este, em resultado do fabricante alemão ser agora o promotor do evento – acabou, assim, por ficar em “casa”, por ser um italiano, mas, ao mesmo tempo, foi para a pátria do patrocinador principal, a Alemanha.
Na verdade, o Alfa Romeo vencedor é propriedade da colecção alemã Vesta Auriga, de onde até poderiam ter saído outros candidatos à vitória, tal a qualidade do acervo.
Mas, ficando-nos pelo vencedor deste ano de Villa d’Este, importa dizer que ele é um dos Alfa Romeo Tipo B, também conhecido como P3, e que é uma peça importante na história do automobilismo.
Evolução directa do 8C 2300 Monza, fruto da genialidade de Vittorio Jano, é, na realidade, o “mais Ferrari” de todos os Alfa. Começado a construir em 1933, o automóvel em questão fez parte do material que a marca de Arese vendeu a Enzo Ferrari, que o fez correr, em 1934, tendo como pilotos Achille Varzi, Guy Moll, Louis Chiron e Tonino Brivio.
Foi, portanto, com as cores da Scuderia Ferrari que, durante a temporada de 1934, este automóvel correu, sendo que ainda hoje apresenta no capot do motor o emblema do Cavallino Rampante.
Entretanto, como dissemos, a “Coppa d’Oro Villa d’Este”, resultante da votação do público, foi também uma agradável surpresa para o patrocinador principal, já que foi conquistada por um modelo da casa, o icónico BMW 507.
Inscrito por Dirk de Groen, coleccionador norte-americano, o elegante design do automóvel – criação de Albrecht von Goertz – do roadster germânico continua a apaixonar o público.
Foto: BMW Press

No comments: