Organização promete “utilizar criatividade para inovar”.
Segunda prova do Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica, o Rally Nocturno VMC vai para a estrada a 5 e 6 de Abril. A dois meses da prova, no passado dia 4 abriram as inscrições, prometendo a organização um rali que “utiliza a criatividade para inovar”.
Segundo o Vintage Motors Club & Friends (VMC), organizador da prova, apesar do rali “ter uma espinha dorsal semelhante à da anterior edição” será utilizada uma grande percentagem de novos percursos.
Visando inovar, dentro do que é possível face à condição de estarmos perante uma prova pontuável para o “Nacional”, o VMC afirma pretender valorizar os participantes pelo seu desempenho e competência, visando premiar as qualidades para disputar uma prova de Regularidade, “cada vez mais substituído pela habilidade na manipulação de aparelhos cada vez mais sofisticados”.
Em consonância com essa afirmação, na próxima edição do Nocturno haverá uma divisão em duas modalidades, com e sem instrumentos, permitindo-se nesta última a utilização de todos os aparelhos de medição de distâncias (odómetros), analógicos ou digitais, sem contudo efetuarem qualquer cálculo, como acontece com aparelhos do tipo Blunik, telemóveis, tablets ou computadores portáteis, que permitem a instalação de aplicações ou programas que efectuam quaisquer tipo de cálculos.
Naturalmente, face ao Regulamento do CPRH (art. 3.3), os concorrentes poderão alinhar com os habituais instrumentos, permitindo-se a utilização de todos os equipamentos e aparelhos auxiliares, sendo que as equipas que optem pela inscrição “Sem Instrumentos” podem contar com “frequentes paragens para inspecção, em locais selectivos e de excelente visibilidade e onde a paragem não provoque qualquer atraso”.
Esta é, para já, a principal novidade anunciada para esta prova que, apesar do nome, apenas terá uma das suas três secções disputada sem sol, uma vez que a partida do Rali, em Águeda, será às 15:30 do dia 5 de Abril, terminando a secção inaugural às 19:00, em Talhadas.
A segunda secção – essa sim nocturna –, entre Talhadas e Avelãs do Caminho, inicia-se às 20:10 e termina às 22:35.
Por fim, na manhã de domingo dia 6, com partida e chegada em Anadia, disputa-se a terceira secção, com início às 10:00 e final às 12:15.
Nessa altura estarão percorridos os cerca de 360 quilómetros do percurso total da prova.

No comments: